segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Celeste renascida?


A noite era fria em Montevidéu, mas a torcida fervia. Cantos eram entoados por quase 55 mil pessoas no estádio Centenário. O gol de Centeno aos 39 do segundo veio só para apimentar a emoção. Loco Abreu, quatro minutos antes, em um típico cabeceio de matador, havia fincado nos corações uruguaios a certeza. E eles não pararam de apoiar, celebrar, sem dar bola ao sufoco final costa riquenho, já sabiam que a Celeste Olímpica estava em mais uma Copa.

O Uruguai não esteve em 2006 na Alemanha. Havia recebido o troco da Austrália na dura repescagem. Em 2002 a situação foi inversa. Mas neste 18 de novembro de 2009, não houve derrota. Após vitória fora de casa, o empate frente sua torcida garantiu os bi-campeões do mundo de volta ao centro do futebol mundial.

Histórico e expectativas

É fato que a grande Celeste Olímpica não existe mais. Digo, na tradição e raça ela é eterna, mas no quesito boa fase... Bom, como definitiva quinta força da América do Sul, o Uruguai vem se acostumando a fazer Eliminatórias pouco regulares e, assim, terminam por jogar repescagens da vida. Risco grande para uma seleção de tanta história.

Seu objetivo tende (penso e torço assim) a ser realista nesta Copa: buscar uma classificação à segunda fase e contar com a sorte para não cruzar os argentinos logo nas oitavas, situação mais provável. A fase não é boa, mas os adversário não são bichos de sete cabeças.

Seus craques e jogo chave

A dupla de ataque é respeitável e a grande esperança. Diego Forlán joga na Espanha e já conquistou a chuteira de ouro como maior goleador do futebol europeu. Sebastian "El Loco" Abreu joga no Botafogo e, se não tem a técnica de Forlán, compensa na raça e no faro de gol. Na defesa, o capitão Lugano passa confiança e a liderança que podem fazer os uruguais surpreenderem.

Assim como o jogo do México contra o Uruguai é o mais importante, o inverso também se faz verdade. Após um jogo duro de estreia contra a França, teoricamente (e beeeeem teoricamente!) mais forte no grupo, e uma vitória quase certa contra a África do Sul, bater os mexicanos é uma obrigação se os uruguaios quiserem avançar na competição.

Minha aposta

Para mim, a França será uma decepção, e nossos vizinhos hão de batê-los na estreia, nada de muito impressionante, 1 a 0, gol chorado. Um empate com a África do Sul não se tornaria desastroso e os uruguaios chegariam na última rodada podendo até empatar com o México para se classificarem. Gosto da raça e acho que esse time pode vingar, não me surpreenderia uma liderança de grupo.


Confira os jogos da Celeste Olímpica na primeira fase:

Data e hora

11/06/2010 15:30 Uruguai x França
16/06/2010 15:30 África do Sul x Uruguai
22/06/2010 11:00 México x Uruguai

terça-feira, 6 de abril de 2010

Desta vez vai!


Dia 10 de outubro de 2009. Esta foi a data que a mais tradicional seleção da América do Norte garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2010. O México, com uma certa dose de sofrimento, conquistou o direito de ir ao Mundial ao golear El Salvador por 4x1.

Após um começo irregular nas Eliminatórias, com muitas derrotas, a classificação da seleção mexicana chegou a ficar arriscada. O mau início fez uma vítima: o sueco Sven-Goran Eriksson perdeu o cargo de treinador. Em seu lugar assumiu Javier Aguire, que conseguiu reorganizar a equipe e, com uma série de cinco vitórias consecutivas, garantiu a vaga no Mundial da África.

Histórico e expectativas

O México é, ao lado da Espanha, a eterna promessa das Copas. Desde a década de 80, a equipe mexicana é apontada com a surpresa, candidata a chegar longe e surpreender os favoritos. As melhores colocações dos conterrâneos de Chaves e Chapolin foram exatamente nos Mundiais em que jogaram em casa. Em 1970 e 1986, os mexicanos chegaram às quartas-de-final.

Em 2010, porém, a empolgação é bem menor. A dificuldade nas Eliminatórias abriu os olhos da crítica do país. O tricolor da América do Norte caiu em um grupo perigoso, com os campeões mundiais França e Uruguai, além dos donos da casa sul-africanos. Avançar para as oitavas-de-final já seria um grande feito.

Seus craques e jogo chave

A aposta mexicana para a Copa de 2010 é a experiência. Por isso, o interminável Blanco, com suas características chuteiras brancas, comanda o ataque da equipe. Mais atrás, a segurança de Rafael Marques, zagueiro e volante do Barcelona, é imprescindível para um eventual sucesso dos tricolores.

O jogo mais importante do México é contra o Uruguai, no dia 22 de junho. O encontro das duas equipes das Américas será na última rodada da fase de classificação e deve definir quem passa para as oitavas. Quem ganhar, deve avançar ao lado da França.

Minha aposta

Creio que os mexicanos passam pela anfitriã África do Sul na estreia. Depois, terão o jogo mais difícil da primeira fase, contra os franceses. Um empate não seria mau negócio e levaria a decisão da segunda vaga do grupo para a última rodada, num confronto direto com o Uruguai. Talvez jogando por um empate. Acho que o México perde para os uruguaios, mas mesmo que avance, não deve ir longe, já que tem um cruzamento ingrato nas oitavas: muito provavelmente pegue a Argentina.

Confira os jogos do México na primeira fase:

Data e hora

11/06/2010 11:00 África do Sul x México
17/06/2010 15:30 França x México
22/06/2010 11:00 México x Uruguai