quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quem é maior? Corinthians ou Ronaldo?

A contratação mais impactante do futebol brasileiro nos últimos tempos. A chegada de Ronaldo (foto) ao Corinthians foi cheia de desconfiança, que virou empolgação e hoje trata-se de uma relação importantíssima para ambas as partes.

De um lado, o Corinthians voltou em grande estilo à elite do futebol nacional. Campeão paulista invicto e grande chance de título da Copa do Brasil, sempre com gols decisivos do Fenômeno.

Do outro lado, Ronaldo renasceu para o futebol. Após outra séria lesão, voltou a jogar. E a jogar bem. Foi fundamental na conquista corintiana e chegou a ser cogitado na Seleção Brasileira.

Com o Fenômeno em campo, a Fiel tem outra razão para lotar os estádios. Aliás, todas as torcidas vão aos jogos para vê-lo. Inclusive os adversários. O status que R9 conquistou internacionalmente está acima do que os torcedores brasileiros estão acostumados.

Mas seria Ronaldo maior que o próprio Corinthians? A pergunta é complexa. 99 anos de história, 4 títulos brasileiros, 26 títulos estaduais e tantas outras glórias. Fora do Brasil, apenas o título mundial de 2000. Título, diga-se de passagem, muito contestado e questionado, pelo seu formato (que não foi repetido nos anos seguintes) e pela forma como o Timão entrou (convidado).

E, mesmo assim, Ronaldo é mais conhecido fora do Brasil. São 32 anos de idade, profissional desde os 17. Campeão do mundo pela Seleção em duas vezes. É o maior artilheiro das Copas do Mundo, com 15 gols. Foi eleito melhor jogador do mundo em três oportunidades. Por isso, é o Fenômeno.

O Corinthians é gigante, é imenso. Ronaldo é famoso, é internacionalmente conhecido. Mais que o próprio Timão, por sinal.

A dúvida sempre persistirá: quem é maior? Corinthians ou Ronaldo? A certeza é que o casamento entre eles caiu bem. Para as duas partes!

Nenhum comentário: