segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Celeste renascida?


A noite era fria em Montevidéu, mas a torcida fervia. Cantos eram entoados por quase 55 mil pessoas no estádio Centenário. O gol de Centeno aos 39 do segundo veio só para apimentar a emoção. Loco Abreu, quatro minutos antes, em um típico cabeceio de matador, havia fincado nos corações uruguaios a certeza. E eles não pararam de apoiar, celebrar, sem dar bola ao sufoco final costa riquenho, já sabiam que a Celeste Olímpica estava em mais uma Copa.

O Uruguai não esteve em 2006 na Alemanha. Havia recebido o troco da Austrália na dura repescagem. Em 2002 a situação foi inversa. Mas neste 18 de novembro de 2009, não houve derrota. Após vitória fora de casa, o empate frente sua torcida garantiu os bi-campeões do mundo de volta ao centro do futebol mundial.

Histórico e expectativas

É fato que a grande Celeste Olímpica não existe mais. Digo, na tradição e raça ela é eterna, mas no quesito boa fase... Bom, como definitiva quinta força da América do Sul, o Uruguai vem se acostumando a fazer Eliminatórias pouco regulares e, assim, terminam por jogar repescagens da vida. Risco grande para uma seleção de tanta história.

Seu objetivo tende (penso e torço assim) a ser realista nesta Copa: buscar uma classificação à segunda fase e contar com a sorte para não cruzar os argentinos logo nas oitavas, situação mais provável. A fase não é boa, mas os adversário não são bichos de sete cabeças.

Seus craques e jogo chave

A dupla de ataque é respeitável e a grande esperança. Diego Forlán joga na Espanha e já conquistou a chuteira de ouro como maior goleador do futebol europeu. Sebastian "El Loco" Abreu joga no Botafogo e, se não tem a técnica de Forlán, compensa na raça e no faro de gol. Na defesa, o capitão Lugano passa confiança e a liderança que podem fazer os uruguais surpreenderem.

Assim como o jogo do México contra o Uruguai é o mais importante, o inverso também se faz verdade. Após um jogo duro de estreia contra a França, teoricamente (e beeeeem teoricamente!) mais forte no grupo, e uma vitória quase certa contra a África do Sul, bater os mexicanos é uma obrigação se os uruguaios quiserem avançar na competição.

Minha aposta

Para mim, a França será uma decepção, e nossos vizinhos hão de batê-los na estreia, nada de muito impressionante, 1 a 0, gol chorado. Um empate com a África do Sul não se tornaria desastroso e os uruguaios chegariam na última rodada podendo até empatar com o México para se classificarem. Gosto da raça e acho que esse time pode vingar, não me surpreenderia uma liderança de grupo.


Confira os jogos da Celeste Olímpica na primeira fase:

Data e hora

11/06/2010 15:30 Uruguai x França
16/06/2010 15:30 África do Sul x Uruguai
22/06/2010 11:00 México x Uruguai

3 comentários:

João de Andrade Neto disse...

Dizem que a forte e tradicional Celeste morreu na Copa de 1970, ao ser eliminada pelo Brasil. Depois disso, não conseguiram montar mais nenhum time forte a ponto de ter sucesso mundial.

Mas se tem algo que os uruguaios encarnam é a raça e a garra. A vontade é a marca registrada do Uruguai, que não amolece nenhuma dividida, e compensa a técnica limitada com a garra.

E um time que tem o grande zagueiro Diego Lugano jamais pode ser desprezado. Creio que avance para as oitavas!

Bruno Diniz disse...

Dale Charrua!!!

Mario Clements disse...

Rumo ao tri!