terça-feira, 6 de abril de 2010

Desta vez vai!


Dia 10 de outubro de 2009. Esta foi a data que a mais tradicional seleção da América do Norte garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2010. O México, com uma certa dose de sofrimento, conquistou o direito de ir ao Mundial ao golear El Salvador por 4x1.

Após um começo irregular nas Eliminatórias, com muitas derrotas, a classificação da seleção mexicana chegou a ficar arriscada. O mau início fez uma vítima: o sueco Sven-Goran Eriksson perdeu o cargo de treinador. Em seu lugar assumiu Javier Aguire, que conseguiu reorganizar a equipe e, com uma série de cinco vitórias consecutivas, garantiu a vaga no Mundial da África.

Histórico e expectativas

O México é, ao lado da Espanha, a eterna promessa das Copas. Desde a década de 80, a equipe mexicana é apontada com a surpresa, candidata a chegar longe e surpreender os favoritos. As melhores colocações dos conterrâneos de Chaves e Chapolin foram exatamente nos Mundiais em que jogaram em casa. Em 1970 e 1986, os mexicanos chegaram às quartas-de-final.

Em 2010, porém, a empolgação é bem menor. A dificuldade nas Eliminatórias abriu os olhos da crítica do país. O tricolor da América do Norte caiu em um grupo perigoso, com os campeões mundiais França e Uruguai, além dos donos da casa sul-africanos. Avançar para as oitavas-de-final já seria um grande feito.

Seus craques e jogo chave

A aposta mexicana para a Copa de 2010 é a experiência. Por isso, o interminável Blanco, com suas características chuteiras brancas, comanda o ataque da equipe. Mais atrás, a segurança de Rafael Marques, zagueiro e volante do Barcelona, é imprescindível para um eventual sucesso dos tricolores.

O jogo mais importante do México é contra o Uruguai, no dia 22 de junho. O encontro das duas equipes das Américas será na última rodada da fase de classificação e deve definir quem passa para as oitavas. Quem ganhar, deve avançar ao lado da França.

Minha aposta

Creio que os mexicanos passam pela anfitriã África do Sul na estreia. Depois, terão o jogo mais difícil da primeira fase, contra os franceses. Um empate não seria mau negócio e levaria a decisão da segunda vaga do grupo para a última rodada, num confronto direto com o Uruguai. Talvez jogando por um empate. Acho que o México perde para os uruguaios, mas mesmo que avance, não deve ir longe, já que tem um cruzamento ingrato nas oitavas: muito provavelmente pegue a Argentina.

Confira os jogos do México na primeira fase:

Data e hora

11/06/2010 11:00 África do Sul x México
17/06/2010 15:30 França x México
22/06/2010 11:00 México x Uruguai

Um comentário:

México disse...

Méxicuuuuuuuuu, Mexicú Lindo!