quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Uma aula de Libertadores!

É a primeira participação do Racing na Libertadores. Mesmo assim, os uruguaios deram uma aula no badalado Corinthians. Não, não foi uma aula de bola, até porque o futebol apresentado pelo time visitante foi bem limitado. Mas foi bom para o Timão ver o que é ser experiente em uma Taça Libertadores.

Ronaldo e Roberto Carlos (foto) cansaram de disputar Champions League, jogaram finais de Copas do Mundo e decidiram partidas ao redor do mundo. Experiência no futebol não falta a eles. Mas experiência de Libertadores falta. E muita!

Claro que eles não sentiram frio na barriga antes da partida. Não temeram o adversário. Mas se irritaram. E como! A cada falta, os uruguaios caiam, faziam a tradicional cera e levavam os corintianos à loucura. Reclamavam demais com o árbitro, qualquer que fosse a marcação. Sobravam provocações ao pé do ouvido.

E os dois chegaram a perder a cabeça. Primeiro Ronaldo, que deu uma rasteira em um zagueiro adversário e levou amarelo. Depois Roberto Carlos, um pouco mais violento, chutou um uruguaio na linha de fundo e poderia (e, ao meu ver, deveria) ter sido expulso.

Mas as coisas se acalmaram com os gols de Elias. Com o placar a favor, os camisas 9 e 6 melhoraram, começaram a mostrar um bom futebol e o Corinthians venceu a estreia por 2x1. Suado, como a Fiel gosta.

O importante, claro, são os três pontos. Mas tão fundamental quanto largar vencendo, é a aula de América do Sul que os corintianos precisavam. Experiência na Europa não serve na Libertadores. E agora Ronaldo e Roberto Carlos já sabem!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Começa o sonho corintiano...

Alguns veem como o título ideal para o ano do centenário. Outros a tratam como obsessão. Fato é que a Libertadores é o maior sonho da torcida, dos dirigentes e dos jogadores do Corinthians.

Após a vitória da Copa do Brasil no ano passado, os corintianos só falam em conquistar a América pela primeira vez. O planejamento, as contratações, o projeto em si, tudo foi voltado para a Libertadores na temporada em que completa 100 anos de existência.

A grande esperança do Timão usa a camisa 9. Ronaldo renovou seu contrato com o clube até o fim de 2011 e também sonha com o título sul-americano, um dos poucos que faltam em seu currículo.

Recuperado de uma lesão muscular, o Fenômeno estará me campo já na estreia do Corinthians. O primeiro compromisso do Timão é hoje, contra o Racing-URU, no Pacaembu. O modesto time uruguaio participa pela primeira vez do torneio e não deve complicar a vida do alvinegro.

Junto com Ronaldo, as contratações de Roberto Carlos, Danilo, Tcheco e Iarley, todos jogadores de vasta experiência, credenciam o Corinthians como um dos favoritos ao título da Libertadores. E quem falou isso foi o craque argentino Juan Sebástian Verón, atual campeão com o Estudiantes.

Começa hoje a saga corintiana no torneio. O momento tão esperado chegou. Só resta saber se a tensão e o nervosismo, evidentes entre torcida e jogadores, vão atrapalhar este elenco galáctico na busca pelo maior sonho dos corintianos.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Hora de rever os conceitos


Após a vergonhosa goleada para o São Caetano, o técnico Muricy Ramalho (foto) foi demitido do Palmeiras. O badalado treinador perdeu o emprego pela segunda vez em apenas um ano, fato raro na carreira recente do comandante, que foi campeão brasileiro três anos consecutivos.

O conhecimento e as conquistas de Muricy são inegáveis. O bordão “aqui é trabalho, meu filho” fez sucesso em sua passagem pelo São Paulo e explica bastante a forma do treinador comandar suas equipes. Times quadrados, com forte vocação defensiva e uma queda quase irresistível para os cruzamentos na área adversária.

Teve muito sucesso no Internacional, sendo vice-campeão brasileiro em 2005. No ano seguinte, o Colorado conquistou a Libertadores e o Mundial, praticamente com o mesmo time e sob o comando de Abel Braga. Mudou-se para o São Paulo no início de 2006, onde conquistou três títulos nacionais, mas falhou quando o assunto era Libertadores, obsessão pelos lados do Morumbi.

Deixou o Tricolor amado por boa parte da torcida, admiradora de sua raça no comando do time, e odiado por uma menor parcelada, que criticava o estilo de jogo e a falta de variação nas jogadas. No fim, com sua ida ao rival Palmeiras, perdeu grande número de fãs que ainda restavam no São Paulo.

Talvez tenha chegado a hora de Muricy rever suas preferências. A defesa não é o melhor ataque, mesmo que as vezes dê certo. O cruzamento não é a única solução ofensiva. A soberba do “eu sou bom mesmo” já passou dos limites e diz muito pouco sobre suas qualidades. E isso sem falar da forma estúpida de responder aos jornalistas.

Por isso, Muricy, é um bom tempo para repensar sua tática, suas atitudes e, principalmente, sua postura.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sem Ronaldinho, Dunga faz último teste na Seleção

Na última convocação da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo, o técnico Dunga deixou o meia Ronaldinho Gaúcho de fora. Para o amistoso contra a Irlanda, dia 2 de março, em Londres, o treinador chamou a base do time que tem convocado ao longo de sua trajetória.
A surpresa da lista ficou por conta de Gilberto, do Cruzeiro. O jogador, que vem atuando no meio-campo, deve ser testado na lateral-esquerda, única grande dúvida de Dunga nos 11 titulares. As voltas do goleiro Doni, do zagueiro Thiago Silva e o meia Kleberson, que estavam afastados da lista do treinador, também não deixam de surpreender.

A expectativa, no entanto, era para a convocação de Ronaldinho Gaúcho. O meia voltou a jogar bem e vem desequilibrando nas atuações pelo seu time, o Milan, da Itália. Para a sua posição, Dunga chamou novamente Júlio Baptista, fiel escudeiro do treinador nas convocações.

Outra ausência sentida foi do lateral André Santos, do Fenerbahce, da Turquia. Até então, o ex-corintiano era o favorito para atuar na ala esquerda. Mas as seguidas ausências nas convocações já colocam em dúvida a ida do jogador ao Mundial.

O time de Dunga para a Copa está quase pronto. A equipe base do treinador não deve fugir muito de Júlio Cesar; Maicon, Juan, Lúcio e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Mello, Ramires e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

Confira a lista para o amistoso:

Goleiros:
Doni (Roma – ITA)
Júlio César (Inter de Milão – ITA)

Laterais:
Maicon (Inter de Milão – ITA)
Dniel Alves (Barcelona – ESP)
Michel Bastos (Lyon – FRA)
Gilberto (Cruzeiro)

Zagueiros:
Juan (Roma – ITA)
Lúcio (Inter de Milão – ITA)
Thiago Silva (Milan – ITA)
Luisão (Benfica – POR)

Meio-campistas:
Gilberto Silva (Panathinaikos – GRE)
Felipe Mello (Juventus – ITA)
Josué (Wolfsburg – ALE)
Elano (Galatasaray – TUR)
Ramires (Benfica – POR)
Kleberson (Flamengo)
Kaká (Real Madrid – ESP)
Júlio Baptista (Roma – ITA)

Atacantes:
Adriano (Flamengo)
Luís Fabiano (Sevilla – ESP)
Nilmar (Villareal – ESP)
Robinho (Santos)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Eu sou você amanhã!


O atacante Robinho brilhou em sua reestréia pelo Santos. O gol de letra e a vitória no clássico contra o São Paulo chamaram a atenção de todo o Brasil. Mas o que realmente impressiona é a sintonia entre o Rei das Pedaladas e o jovem Neymar.


O bom futebol apresentado pela nova geração santista já empolgava, com Neymar e Paulo Henrique Ganso conduzindo o Peixe à liderança do Paulistão. A chegada de Robinho dá um brilho a mais à equipe, sensação deste começo de ano.


Mas antes mesmo da vinda do camisa 7, o Santos já mostrava estar no caminho certo. Principalmente pelo talento de Neymar, artilheiro do Campeonato Estadual, com 7 gols em 7 jogos. Além dos gols, o que chama atenção no jovem atacante é a habilidade. Dribles desconcertantes, jogadas inimagináveis, agora mais objetivo, sempre em direção ao gol adversário.


Neymar passou a ser temido pelos defensores. É um dilema na cabeça dos zagueiros. Não pode dar espaço ao jovem, mas se chegar mais forte, tem sérias chances de ser driblado (e humilhado). Se der espaço, ele deita e rola!


Vejo muito do Robinho no Neymar. A habilidade, o biotipo, o atrevimento. Em pouco tempo, o garoto de apenas 18 anos (recém-completos na última sexta-feira) estará brilhando no futebol europeu. Seguirá os passos de Robinho. Esperamos, apenas, que seja com mais sucesso que o Rei das Pedaladas.