quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vão torcer contra...

Dunga divulgou hoje os 23 jogadores que vão disputar os jogos das Eliminatórias da Copa contra Uruguai e Paraguai e também a Copa das Confederações, em junho, na África do Sul.

A expectativa da chamada de jogadores que atuem no País era grande. Cinco foram chamados. Victor (Grêmio), André Santos (Corinthians), Ramires (Cruzeiro), Kléber e Nilmar (Internacional).

Tirando Kléber, que não vem jogando bem há muito tempo. Todas as escolhas são justas, principalmente a do atacante Colorado, que vem jogando muito desde longa data, mas sempre foi preterido na disputa com o Adriano, o Ex-Imperador.

Manteve-se aquela base de sempre, inclusive algumas peças contestadas por imprensa e público. Na minha humilde opinião, Gomes, Luisão, Gilberto Silva, Felipe Melo e Anderson não teriam espaço na Seleção. Tenho divergências com outros nomes também, mas seria muita polêmica para pouco post.

A polêmica que venho tratar nesse local é o fato dos compromissos do selecionado nacional coincidirem, devido a uma proeza dos dirigentes da Conmebol e CBF, com as finais da Copa do Brasil e Libertadores. Os clubes brasileiros irão perder peças importantes nas derradeiras fases de torneios importantes.

Ramires já não jogará a segunda partida das quartas de final contra o São Paulo. Victor não poderá se alinhar à meta gremista no segundo confronto contra o Caracas. André Santos não pega o Vasco no Pacaembu, pela semi da Copa do Brasil. E o Inter, que é, ironicamente, o maior prejudicado por ter as melhores peças no elenco, não terá o artilheiro Nilmar e nem Kléber contra o Coxa, em Curitiba.

Olhando para as tabelas dos quatro campeonatos (Eliminatórias, Confederações, Copa do Brasil e Libertadores) vejo uma possibilidade grande de torcida contra à pátria. Já não tão amada e idolatrada, salve, salve.

Se tudo der certo, para quem seca, o Brasil sai fora do torneio na África na primeira fase, que termina dia 21 de junho. Só quatro dias depois do segundo jogo das quartas da Libertadores. E quatro dias depois do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, que tem como favoritos Corinthians e Internacional.

Caso o acima citado aconteça. Ramires poderá arriscar seus bons chutes contra Victor em uma possível semifinal de Libertadores entre Grêmio e Cruzeiro. Além disso, o lado esquerdo corinthiano ganhará força para o segundo jogo da final, bem como a sinistra do Inter, e o avançado do time.

Logicamente a moral de todos esses jogadores, com a campanha pífia na Copa das Confederações, pode estar abalada. Mas quase nada, convenhamos.

A verdade é que os jogadores querem a Seleção e estão mais que radiantes. Danem-se os clubes. Que não podem reclamar de nada, aceitaram esse calendário mal planejado, por dirigentes que eternizam incompetência nos comandos sul-americano e nacional.

E vocês, o que acham? Dunga está certo? Os clubes podem reclamar? Vão torcer contra a Seleção?

2 comentários:

Bruno Diniz disse...

Tirando os já tão cornetados Josué e Gilberto Silva, eu gostei da convocação.

Só que brasileiro é uma merda. Tem esse maldito costume de reclamar de tudo. Se não convoca jogadores que jogam no Brasil, reclamam. Se não convoca, reclama tb. Puta chatice!

Eu sei q eu vou torcer pro Brasil, como sempre torci! E Viva Dunga!!!

João de Andrade Neto disse...

Concordo com a listinha dos 'indesejáveis', mas um nome em especial me deixa indignado: Gilberto Silva!

Tem um jogador no Brasil jogando infinitamente mais que qualquer primeiro volante: Pierre, do Palmeiras.

Eu sou a favor de mudanças drásticas na Seleção, como a convocação de apenas jogadores que atuem no Brasil. Mas sei que é uma discussão gigante, por isso nem entro no mérito.

Mas o Dunga foi justo e coerente. Faltou ele convocar alguns meias de criação, porque só tem o Kaká. Mas de resto, tudo certinho.

É uma Seleção para ganhar de todo mundo ou, no mínimo, jogar de igual para igual com Uruguai, Paraguai, Itália e Espanha, fortes adversários nos próximos jogos.