segunda-feira, 3 de agosto de 2009

De que vale a liderança?


Ao vencer o Sport na Ilha do Retiro o Palmeiras se tornou o melhor líder de todos os líderes desde a implementação do sistema de pontos corridos (termos de TI haha), em 2003. Isso é, o melhor líder na 16ª rodada.

Lembraram também que o Corinthians de 2005 tinha 34 pontos depois de 16 jogos. Mas a verdade é que os alvinegros tinham só 31, quando o jogo contra o Santos foi disputado novamente por conta da máfia do apito, e era válido pela 16ª rodada, o Corinthians, que havia perdido, venceu, e aí sim chegou aos 34. Oficialmente Palmeiras iguala o rival, mas na prática, a melhor campanha é alviverde.

De qualquer forma, é a típica estatística besta. O time é o melhor líder da 16ª rodada da era dos pontos corridos! E? O mais importante é exaltar como o Palmeiras vem jogando e se tem consistência suficiente para se manter líder até completar a rodada que realmente interessa, a última.

Dez vitórias em 16 jogos é uma excelente marca. 14 gols em 16 jogos, a melhor defesa, também é algo a celebrar. Mas o futebol não é só números..

A verdade é que é preciso segurar os bons jogadores, ou algum torcedor palmeirense acredita que será campeão se Diego Souza, Cleiton Xavier e Pierre saírem na janela? Seu rival é o maior exemplo disso.

Dono do melhor futebol do primeiro semestre, pelo menos do fim dele, o Corinthians tinha tudo para ser penta antes do rival verde. Mas desmontou o time e não terá forças para chegar.

Inter vendeu Nilmar e não mais teve consistência, isso somado aos jogadores que entraram em má fase, casos de D'Alessandro, Taison e de Kléber, que sequer teve boa fase esse ano.

Cruzeiro vendeu Ramires, o pulmão time, mesmo que em suas derradeiras partidas tenha estado mal, e ainda não recuperou os pontos deixados de lado ao priorizar a Libertadores.

O Grêmio não perdeu ninguém, São Paulo também não. Digo, ninguém de suma importância. Os tricolores viveram fases controversas. O gaúcho chegou às quartas depois de ter feito a melhor campanha da primeira fase da Libertadores. O paulista não encontrou boa fase técnica de seus principais jogadores. Hernanes e Rogério Ceni estavam longe do que podem render, e os reforços cariocas não renderam o esperado. Ambas as equipes mostraram melhoras, mas ainda seguem longe da liderança.

Palmeiras e Atlético-MG não perderam ninguém. Tá, o Palmeiras perdeu Keirrison, mas a torcida garante que foi a melhor coisa que aconteceu a equipe. Eu concordo. Com times entrosados e dedicados, são os dois melhores do campeonato. Não acaso líder e vice-líder.

Manter a base é essencial, ter um banco bom é diferencial. Palmeiras e Galo tem bons times titulares mas podem penar com seus reservas, principalmente a equipe mineira.

Eu não acredito que ser o melhor líder de todos os tempos da 16ª rodada seja indício de alguma coisa, mas com 66 pontos faltando e, supondo, que o Palmeiras conquiste apenas 50% dos seus pontos, a equipe alviverde terá feito 67 pontos. Considerando uma campanha irregular. Ou seja, estar na frente é ótimo, mas só pra quem sabe se manter na frente.

Um comentário:

João de Andrade Neto disse...

Ser líder agora não adianta nada. Mas é um belo requisito na busca pelo título.

O difícil é manter a regularidade e se manter no topo. O grande problema é que o Palmeiras chegou cedo demais à liderança, o que pode facilitar tropeços e dificultar a manutenção da posição.

Mas certamente será um dos que brigará pelo título Brasileiro.