segunda-feira, 22 de março de 2010

Para ficar na história


Numa tarde de 15 de maio de 2004, na fria e suiça Zurique, Joseph Blatter, presidente da Fifa, fez um anúncio que a entidade nunca havia feito. É verdade que sabíamos que a Copa do Mundo de 2010 seria em continente africano, mas só se tornou oficial quando ele levantou um papel. Branco e em formato retangular, nele estava escrito: South Africa.

Por 14 votos a 10, a África do Sul bateu Marrocos e se garantiu como a primeira sede africana do evento mais importante para futebolistas de todo mundo. Foi nesse preciso 15 de maio que os "Bafana Bafana" se classificaram para Copa que seria disputada seis anos depois. Ali, mesmo com um mundial na Alemanha no meio, do qual os sul-africanos ficaram fora, se iniciou a campanha para 2010.

Muita coisa mudou de lá para cá. A mais recente e importante de todas foi a troca de treinadores. Um brasileiro por outro. Saiu o folclórico(!) Joel Santana e veio o pragmático Carlos Alberto Parreira. A África do Sul não quer fazer feio. Apostou na experiência de Parreira e mais, quer ajuda do futebol brasileiro.

Os Bafana Bafana estão em territorio canarinho e, mais importante, penta mundial. Treinam por aqui e vão fazer amistosos com times brasileiros. Já empataram com o Cruzeiro e venceram o Botafogo (de Joel Santana, aah, o futebol e suas ironias). Santos e Palmeiras devem ser os próximos. Será que vai ajudar em algo?

Histórico e expectativas

Sem mais delongas, vamos às opiniões. É claro que a vida com Joel Santana não estava bem. Mesmo com o teórico bom desempenho na Copa das Confederações. A África do Sul não mostrava um potencial competitivo para almejar seu objetivo neste ano: passar a segunda fase. Com Parreira, a coisa parece que mudou, pelo menos a motivação se mostra outra e a confiança também.

A verdade é que o território africano deve pulsar como um para seus cinco representantes e isso contará e muito. Eles já são excelentes corredores e não descansam nunca. Quem sabe os deuses da bola não os abençoam com lances de boa técnica e um pouco de sorte?

Seus craques e jogo chave

Sendo realista e direto: a África do Sul não tem craques. Bons jogadores como Steven Pienaar, Katlego Mashego, Benny McCarthy e Matthew Booth, ídolo da torcida, podem garantir aos filhos de Nelson Mandela (poético isso!) ao menos exibições briosas.

O jogo mais importante de um dos grupos mais parelhos é logo o primeiro. Vencer o México no jogo de abertura da Copa será essencial para uma futura classificação. Dará moral e mais importante, três pontos! Não vejo nenhuma outra seleção do grupo A como infinitamente superior aos africanos e dificilmente alguém vencerá dois jogos. A França é a mais fraca dos últimos, vai, 12 anos, e o Uruguai se consolidou como quinta força da América do Sul. O México teve maus bocados nas Eliminatórias e não vem com a força de mundiais passados. Será que dá?

Minha aposta: os sul-africanos vencem o México e empatam com Uruguai e França. Creio eu que sirva para pegarem um segundo lugar, e se pá, dá até para ser primeiro. Olha que feito! Vocês concordam?

Confira os jogos da primeira fase dos Bafana Bafana:

Data Hora Local
11/06/2010 11h00 Johanesburgo África do Sul x México
16/06/2010 15h30 Pretória África do Sul x Uruguai
22/06/2010 11h00 Bloemfontein França x África do Sul

4 comentários:

Joel Santana disse...

The Cometariu es veri beatiful.
You kckonw used the wolrds.
You go veri long!

Bruno Diniz disse...

Obede, como sempre, não manjando nada de futebol.

África do Sul será o último do grupo, que terá França em primeiro e Uruguai - Dale Charrua! - em segundo.

Fernando Vasconcellos disse...

ganha do uruguai tambem... padilha nao entende nada...

João de Andrade Neto disse...

África do Sul não passa da primeira fase. Sem chances!

A falsa impressão de um time competitivo causado pela Copa das Confederações pode enganar, e muito.

Não passa por um grupo difícil. Creio que a França conquiste a primeira vaga, deixando a segunda vaga para a disputa entre México e Uruguai.