quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Romário, Eurico e a estátua

A conturbada saída de Romário (foto) do Vasco da Gama ainda dá o que falar nos lados de São Januário. O presidente do clube, Eurico Miranda, não digeriu bem a saída do Baixinho e cogitou, inclusive, retirar a estátua, que foi colocada no estádio vascaíno como forma de homenagear o jogador. Depois, o dirigente negou a retirada.

Romário, que acumulava os cargos de treinador e jogador (embora cumprindo suspensão pelo caso de doping) do Vasco, decidiu deixar o time cruzmaltino após Eurico palpitar na escalação da equipe em um jogo contra o Friburguense, pelo Campeonato Carioca.

Para o dirigente, esta foi uma desculpa arranjada pelo Baixinho para deixar o Vasco. Eurico disse, ainda, que interferiu na escalação de muitos treinadores para que Romário chegasse ao seu milésimo gol.

A relação entre Romário e Vasco já não era boa há algum tempo, desde que o clube não ajudou o atacante a provar inocência no exame antidoping. Como tapa-buraco no comando do time, Romário também não demonstrou paciência para permanecer no cargo e sua saída era questão de tempo.

A saída do Baixinho do clube é completamente normal. Eurico pode chiar, pela não realização do jogo de despedida do jogador, que seria no Vasco e agora pode acontecer com a camisa do rival Flamengo. Mas retirar a estátua que homenageia o craque de São Januário é ir contra a história vascaína.

Romário nasceu para o futebol no Vasco, foi para a Europa e voltou, anos depois (e após passagem pelo rival Flamengo) para ganhar inúmeros títulos, como a Copa João Havelange e a Copa Mercosul, ambos em 2000. A homenagem é mais que justa e merecida, por tudo que Romário deu ao Vasco.

A aposentadoria da camisa 11, eternizada nas costas do Baixinho, também já foi questionada e o número pode voltar a ser utilizado pela equipe cruzmaltina.

E, desta forma, o futebol brasileiro segue sem saber agradecer e homenagear os seus ídolos. Romário é um ícone do futebol nacional e do próprio Vasco da Gama. Que sua estátua permaneça e a camisa 11 siga aposentada, como lembrança dos muitos gols que Romário foi responsável!


Um comentário:

Obede Jr. disse...

A relação entre Romário e Eurico Miranda sempre foi de amor e ódio.
É uma pena haver essa briga. Porque a torcida do Vasco ama o baixinho. Aliás, é dificil encontrar algum brasileiro que não o admire, nem que seja só pelo futebol.

Há duas questões que eu quero falar sobre esse caso. A primeira se chama Edmundo. Que eu garanto ser outro fator para a saída do baixinho. Os dois não se bicam mto e Romário viu em sua chegada à São Januário como uma afronta, uma vez que ele era o comandante. Mas Edmundo é tão amado quanto romário.

Outra questão é o Flamengo. Tá, é clube rival do Vasco. Mas tem que respeitar a história do futebol. Romário é Vasco, e trazer o jogador só como afronta é mta babaquice e falta de ética esportiva.