quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Triste capítulo na história do Fenômeno

O atacante Ronaldo (foto) teve ontem mais um triste capítulo com contusões em sua carreira. Na partida contra o Livorno, o Fenômeno entrou no time do Milan no segundo tempo e com menos de 3 minutos em campo sofreu uma grave lesão.

A ruptura do tendão patelar do joelho esquerdo deve tirar Ronaldo dos gramados por cerca de um ano. A contusão é idêntica a aquela já sofrida pelo jogador, ainda quando jogava pela Inter de Milão, em 2000, mas desta vez foi no joelho esquerdo.

A cena do Fenômeno saindo de campo chorando na maca faz lembrar as sérias lesões que o atacante já sofreu e superou. Desde sua saída do Barcelona para a Inter de Milão, o joelho de Ronaldo acusa o esforço feito no seu início de carreira.

O atacante saiu franzino do Cruzeiro para jogar no PSV, da Holanda. Lá, foi submetido a um intenso tratamento para fortalecer sua musculatura. Ganhou massa, velocidade e explosão em seus arranques, que lhe renderam o prêmio de melhor jogador do mundo em três ocasiões e o apelido de Fenômeno.

Após a grave lesão na Inter de Milão e sua operação em 2000, o craque só voltou aos gramados na Copa do Mundo de 2002. E em grande estilo, sendo campeão e artilheiro. Chegando ao Real Madrid, superou os problemas no joelho, mas começou a ter uma série de problemas musculares.

Sem muito sucesso entre os 'Galácticos' do Real, Ronaldo seguiu para o Milan e os problemas não mudaram. A musculatura do Fenômeno seguiu frágil e o impedindo de atuar pelo time italiano. E agora é o joelho, desta vez o esquerdo, que volta a atormentar o atacante.

Hoje, aos 31 anos, o craque deve demorar um pouco mais para recuperar-se. Além disso, será preciso cuidar do lado psicológico do Fenômeno, que não deverá ter a mesma motivação para voltar a jogar, pois já conquistou tudo o que poderia como jogador.

Vai ser preciso esperar para saber a reação de Ronaldo em sua recuperação. Será que o craque terá a mesma disposição para voltar a jogar e continuar brilhando? Só com o tempo podermos saber e, quem sabe, assistir Ronaldo novamente em ação pelos gramados do mundo!

E você, acha que a carreira de Ronaldo está em risco?


6 comentários:

Obede Jr. disse...

Dá muita pena do Ronaldo, que é o melhor atacante que vi jogar!
E, pelas conquistas na carreira, é o segundo melhor atancante brasileiro de todos os tempos, perdendo só pra Pelé. Isso na minha humilde opinião!

Esse caso do Ronaldo eu acho que será recorrente! Porque ele abusava demais do corpo, corria como um animal, ganhou massa muito rapidamente, não soube se dosar, e hoje o corpo, que não passa de uma máquina, está falhando, não aguenta mais!

Acho que isso deve acontecer com o Ronaldinho tb, uma vez que ele era magrelíssimo e ao chegar na Europa ganhou uma força muito grande. Acho que tudo tem que ser natural, esses "super" jogadores acabam tendo vida curta, e foi o que aconteceu com o Fenômeno. Que pode acabar a carreira agora, e sem dever nada pra ninguém. Abraços!

Anônimo disse...

O Ronaldo tinha tudo para quebrar todos os recordes, ser o melhor jogador brasileiro depois do pelé ... mas tudo isso foi jogado fora com a incopetencia dos preparadores fisicos europeus que o obrigaram a ganharam tanta massa muscular que o tendao e os ligamentos nao aguentaram e aos 23 anos ja começou a enfrentar problemas ....

O Ronaldinho Gaucho é outro que de 1 ano e meio pra ca vem enfrentando muitos problemas com contusoes e vale lembrar que na frança fizeram ele ganhar uns 10 kg pra mais e ate aumentou sua estatura

robinho é outro que esta começando a sofrer constantes contusoes e quem nao se lembra de como ele era magrinho e olha como esta hj

Entaum aqui vai meu "parabens" para os inconpetentes europes que jogam fora a carreira dos craques brasileiro

AVISO: Pato nao vai cair nessa de ganhar massa muscular

Anônimo disse...

Outra coisa, em 2001 o ronaldo tinha um estimulo pra voltar , ele iria disputar 2 copa e se o maior artilheiro em copas ... agora ele ja esta 7 anos mais velho, nunca mais vai pra seleçao ...acredito que ele va desanimar mto

João de Andrade Neto disse...

Eu tbm acho que o ânimo dele não é mais o mesmo. Mas possível que ele queira se recuperar exatamente pra mostrar que ele é capaz!

Como disse no texto, o grande problema do Ronaldo foi no seu "fortalecimento" muscular na época de PSV. Aquilo foi feito de forma forçada e exagerada. Ele não dependia da força para brilhar, ele sempre foi muito rápido e habilidoso. O resultado disso é visto nas articulações... como ele é jogador de futebol, estourou nos joelhos, que aguentando todo o esforço do corpo.

Não sei se o Ronaldinho e o Robinho seguirão no mesmo caminho, mas quem sabe isso não sirva de lição para acabar com essa "fábrica de jogadores gigantes", em que o futebol se tornou!

Eu tenho em casa uma revista do SPFC, com uma matéria especial sobre o Kaká, que já com 15 anos fazia tratamento especial para crescer. Ele não era nada, mas já era apontado como possível revelação. Estourou, ganhou muita massa e agora fica a dúvida (e o temor): será que um dia ele tbm vai estourar?

Esperamos que não!

Bruno Diniz disse...

É muito triste ver o Ronaldo passar por mais esse drama. Ele é, dos caras que vi jogar, disparado o melhor, o mais eficiente.

Certamente será difícil voltar aos gramados, mas não acredsito que ele vai desistir. Pois o Ronaldo nunca desistiu, sempre superou as dificuldades.

O fortalecimento exagerado que é feito nos jogadores que atuam na Europa é o grande vilão dos talentos brasileiros.

O Kaká é o próximo a sentir esse problema. A "pancada" que tomou no joelho e o deixou fora do time essas semanas foi só o estopim do que o espera.

Ele já deu entrevista falando que há alguns meses vem sentindo dores insuportáveis nos joelhos.

A necessidade da força física no futebol atual está prevalecendo sobre a técnica e deixando, cada vez mais, o esporte mais chato.

Anônimo disse...

O Kaka ganhou muita massa sim, mas ele foi aos pouquinhos ao contrario dos dois Ronaldos que ganharam de forma muito rapida. O gaucho se nao me engano ganhou 10 kg em 1 ano, ninguem consegue isso de forma natural ...é corre mto risco