quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

UEFA pagará aos clubes por cada jogador nas seleções nacionais

A guerra dos grandes clubes europeus contra as seleções nacionais começou a ser vencida nesta semana.

O presidente da UEFA, Michel Platini, assinou um acordo para que os clubes recebam 4 mil euros ao dia por cada jogador cedido às seleções nacionais durante os campeonatos europeus de 2008 (Eurocopa e Eliminatórias para a Copa de 2010).

O dinheiro do pagamento será retirado dos lucros da organização dos torneios geridos pela própria UEFA.

A decisão foi anunciada pelo presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas(foto), que também dirige o grupo de clubes G14, que, atualmente, é formado pelas maiores potências do continente e, futuramente, será dissolvido para dar lugar à Associação dos Clubes Europeus, muito mais abrangente.

Aulas ainda disse que o prêmio deve aumentar para 5 mil euros ao dia no ano de 2012. Esse acordo recebeu o respaldo da Fifa e também valerá a partir da Copa do Mundo de 2010, quando os clubes receberão 2 mil euros ao dia por cada atleta..

Essa é uma briga antiga dos clubes do G14, que reclamam que precisam ceder a maioria de seus times para as seleções, correndo o risco dos jogadores sofrerem lesões, além do desgaste físico.

O assunto é polêmico. Você acha que as seleções ou as confederações continentais devem pagar pelos jogadores convocados?

Vote na enquete e comente!

3 comentários:

Obede Jr. disse...

Eu acho justíssimo as seleções pagarem. Afinal, o jogador é patrimônio do clube, logo, as seleções tem que dar uma garantia que nada vai acontecer e caso aconteça os clube sejam ressarcidos.

Isso aconteceu com o Newcastle (Viva Shearer!) que se fudeu quando o Owen se machucou jogando pela seleção inglesa. A Federação Inglesa teve de pagar uma grana preta por isso. Arcar com tratamentos e os baralho à quatro.

Mas a medida tem que abranger TODAS as Federações. Porque os clubes europeus têm muitos jogadores da América do Sul e África. E eu quero ver a CBF se fuder e ter que pagar uma nota pra levar os Fernandos, Bobôs e Maicons da vida!

Abraz!

Bruno Diniz disse...

Mas eu acho que, acima dos clubes, os jogadores só fazem sucesso por causa das seleções.

Pra que uma seleção precisa pagar por um jogador disputar uma Eurocopa ou uma Copa do Mundo se, só o fato do atleta estar lá, já está gerando um lucro absurdo pros clubes?

Acho sim que deve ser feito como no basquete, que faz seguro dos jogadores que vão para a seleção. Se ele se machucar, o seguro cobre, se não se machucar, beleza, volta pro time e ninguém paga nada.

João de Andrade Neto disse...

Tem que pagar, sim.

Alguma compensação financeira os clubes têm que ter por ceder seus melhores jogadores.

Senão as seleções vão, usam os jogadores, acontecem lesões e os clubes é que ficam com o prejuízos. Sendo que são os clubes que pagam os salários aos atletas.

Esta será uma eterna discussão, creio que nunca haverá um consenso quanto a isso.