sexta-feira, 15 de maio de 2009

Diego e Robinho: caminhos inversos

Diego e Robinho (foto) surgiram juntos no Santos. O ano era 2002 e eles participaram da conquista do Brasileirão daquela temporada, ganhando destaque e projeção no futebol nacional. A dupla enlouqueceu as defesas adversárias até 2004, quando Diego trocou o Santos pelo Porto (POR).

Desfazia-se ali a parceria e ambos fariam caminhos inversos no futebol. Diego foi campeão mundial com o clube português, mas não conseguiu repetir o bom futebol apresentado no alvinegro praiano. Robinho, por sua vez, continuou no clube até 2005, com status de craque, até aceitar proposta do Real Madrid (ESP) e se transferir.

O habilidoso atacante chegou ao ápice. Titular da Seleção, jogando no melhor clube do mundo. Diego não se firmou em Portugal e, em 2006, foi jogar no Werder Bremen (ALE), num notório passo atrás. As carreiras dos dois 'meninos da Vila' seguiam diferentes destinos.

Mas foi aí que a história dos jogadores começou a mudar. Após ser considerado moeda de troca no Real, Robinho decidiu deixar o time espanhol. O destino foi bastante contestado: o modesto Manchester City (ING). Um gigante passo atrás na carreira. Diego, por sua vez, comia a bola no time alemão, ganhando prêmio atrás de prêmio no campeonato local.

E as boas atuações foram recompensadas. Diego está acertando sua transferência para a Juventus (ITA), voltando a jogar na elite do futebol europeu. Enquanto isso, Robinho ainda tenta erguer o fraco time inglês, com campanha pífia na terra da rainha.

Resta saber se Robinho continuará tentando vingar em um time sem tradição e se Diego vai fazer sucesso no concorrido futebol italiano. Talento ambos tem, agora, cabeça no lugar, já são outros quinhentos.

Um comentário:

Bruno Diniz disse...

Se por um lado é uma pena o Robinho ter resolvido seguir o caminho que seguiu, é também é muito bom ver o Diego ter uma chance em um campeonato de alto nível.

Ambos têm muita qualidade, o Robinho até mais - ao contrário do que eu pensava em 2002, quando a dupla surgiu - mas o Diego tem mais fome de bola e consegue ser um jogador mais decisivo para o time.

Na Juve a tarefa não será fácil, mas acredito que, por ter um estilo bem clássico, o Diego consiga se dar bem.

Já o Robinho...