terça-feira, 12 de maio de 2009

Enfim, um ano sem títulos no São Paulo

Em 2005, o ápice da década. Campeão paulista, a conquista da tão desejada Libertadores pela terceira vez e, no final do ano, o título mundial. Em 2006, após perda do torneio sul-americano, veio o tetra no Brasileiro. Em 2007, a história se repetiu e veio outro título nacional. Em 2008, nova derrota na Libertadores, mas a volta por cima veio novamente no Brasileirão, com o inédito tricampeonato seguido.

Mas parece que a sequência de títulos no São Paulo parou por aqui. Sem o machucado Rogério Ceni (foto), o ano de 2009 pinta com grande chances do Tricolor passar em branco, sem conquistar nenhum título, fato que não acontece desde 2004.

Com o péssimo futebol apresentado pela equipe de Muricy Ramalho, a conquista da Libertadores fica dificílima. Deve encontrar o Cruzeiro nas quartas e a chance de ser eliminado é grande. Pelo bom futebol do time mineiro e por tudo (ou nada) que o São Paulo vem mostrando.

O futebol são-paulino é dos mais previsíveis. Um time sem variação, apesar das mudanças criadas por Muricy, do 3-5-2 para o 4-4-2. A formação muda, o mau futebol persiste. A falta de um meia de criação faz do São Paulo um time dependente dos cruzamentos na área.

A solução do treinador é colocar Washington e Borges na área e torcer. Torcer para Jorge Wagner acertar um dos milhares de cruzamentos. Ou Hernanes tirar um coelho da cartola. Talvez uma arrancada de Dagoberto. Mas só!

E, de escanteio em escanteio, a torcida são-paulina vai passando nervoso e sentindo, cada vez mais, saudade de Danilo, último meia de criação do time, que saiu em 2006. Desde então, o estilo de jogo é o mesmo. Desse jeito, o Brasileirão não vem nem em sonho.

Em 2007, contava com um sistema defensivo quase perfeito. Em 2008, contou com a falta de efetividade dos adversários (leia-se Grêmio) e faturou novamente. Mas em 2009 não terá moleza. Inter, Cruzeiro, Corinthians e companhia devem chegar com tudo e fazer o São Paulo ficar sem um título no ano.

Falta criação. Falta um camisa 10 (e não simplesmente repassá-la ao Hernanes, bom volante e meia apenas razoável). Falta futebol. E, provavelmente, vai faltar título para o São Paulo em 2009!



Um comentário:

Obede Jr. disse...

Como eu venho dizendo desde sempre, aliás, o futebol é assim desde sempre, cíclico.

Logo, o SP estava na sua grande fase, mas um dia ia acabar, não dá pra ficar no topo sempre.

E esses fins de ciclo são marcados sempre por contusões, saídas de treinadores e falta de sorte, a mesma que acompanha o time em outras situações. E não falo isso só do SP, falo como regra futebolística.

O importante é saber conter a queda e voltat ao ciclo vitorioso o quanto antes.