quarta-feira, 13 de maio de 2009

Marcos, O Santo: 10 anos depois

Era 12 de maio. De 1999. Após uma derrota por 2 a 0, o Palmeiras ia para os pênaltis contra seu maior rival. Eram quartas-de-final. Taça Libertadores. Marcos na meta alviverde. Camisa 12.

O goleiro entrou na vaga de Velloso durante a competição. Fez partidas impecáveis. Mas na noite do dia 12, ele entraria de vez para a história do Palmeiras. Pegou tudo e mais, pegou um pênalti de Vampeta. Continuou defendendo até pensamento na competição e foi essencial para o título continental palmeirense. Marcos foi escolhido como o melhor jogador da Libertadores. O único a obter tal feito. Era o São Marcos!

Houve também 2000, com o pênalti defendido de Marcelinho Carioca. Agora em uma semifinal. Aquela era a consagração. Ou não?

Exatos 10 anos depois de Vampeta ver crescer Marcos no Morumbi, hoje perto dos 36 anos, o Santo acumulou inúmeras contusões, queda para série B, retorno, conquista de Copa do Mundo e ameaças de encerrar a carreira. Mas voltou. E ainda bem que voltou.

Fez milagres contra o Sport. Durante o tempo normal, foram no mínimo 3, sem contar as bolas difíceis. Vieram os pênaltis. Nona disputa em Libertadores, sétima vitória. Marcos pegou três cobranças e classificou um Palmeiras, defensivo em demasia, para as quartas-de-final da Libertadores 2009.

O Santo voltou. Como é emocionante ver um cara assim voltar a vencer. Voltar a jogar em altíssimo nível aos 36 anos.

Repórter:

- Qual defesa foi mais difícil?

Marcos:

- Aos 36 anos, toda bola é difícil. Sempre dói alguma coisa.

Pela humildade e força de decisão, Marcos é um dos melhores goleiros da história do futebol. O melhor que vi jogar. O Santo voltou.

7 comentários:

João de Andrade Neto disse...

Salvou sozinho (tudo bem, com uma grande ajuda do Paulo Baier) a fraca equipe do Palmeiras!

Foi realmente um massacre. E não foi exagero do Nelsinho classificar o jogo assim. O Palmeiras não fez absolutamente nada. E chega a ser engraçado a postura do Keirrison, que encosta o menos possível na bola em jogos assim.

Mas como futebol não tem justiça (se existisse, o Sport teria se classificado), brilhou a estrela do Marcos, que é um cara iluminado, e o Palmeiras passou.

Parabéns ao Marcos. Parabéns ao Palmeiras. Mas, principalmente, parabéns ao Sport. E aí faço um 'mea culpa', por tanto ter criticado o Sport.

Mesmo com uma equipe fraca tecnicamente, foi a luta, pressionou os 90 minutos e se entrasse a bola do Ciro, no finalzinho, Recife estaria em festa hoje, com toda a justiça.

Aliás, outra desculpa... havia criticado o Ciro, que ontem jogou muita bola. Buscou o jogo e tentou resolver. Quase conseguiu. Mas mostrou que tem qualidade e, se trabalhado, pode se tornar um grande jogador.

Agora o Palmeiras pega o Nacional, que foi bem em seu grupo, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Bem possível que chegue à semi-final, contra Boca ou Estudiantes.

João de Andrade Neto disse...

E só pra constar... naõ vou entrar no mérito da questão, porque não é esse o objetivo.

Mas o Marcos é um ótimo goleiro, com uma puta estrela, mas está longe de ser o melhor que eu vi jogar. Longe!

Mas aí vai da opinião de cada um!

Obede Jr. disse...

Sr. João de Andrade, se o futebol fosse justo as DUAS bolas na trave no primeiro jogo teriam entrado, e com 3 a 0, não teria massacre que desclassificasse o Palmeiras.

E outra, por quê somos fracos? Porque soubemos nos defender? E o Sport, o que fez no primeiro jogo? Nada! Nesse jogo foi um bumba meu boi contra um time muuito defensivo, maior erro.

O Sport merecia ter ganho de mais? Óbvio, buscou mais o jogo. Mas e no primeiro jogo, o 1 a 0 também foi pouco pro Palmeiras, que DOMINOU o jogo. Era uma decisão de 180 minutos e cada um faz o que pode para classificar. Os pênaltis foram a melhor forma de definição, porque foi tudo parelho, e na hora da definição, nós temos um goleiro Santo, que não ajoelha quando precisa e nem inventa propostas para forçar renovação.

Cite outros dois goleiros, sem ser o Ceni, que é seu ídolo, melhor que o Marcos!

Bruno Diniz disse...

Se o time é fraco, não sei, mas classificou dentro de campo. JOGANDO!!!

E é o que eu digo. Existem muitos bons goleiros, mas SANTO só existe um. MARCOS!!!

João de Andrade Neto disse...

São fracos exatamente por estar parelho com o Sport. Só isso já explica tudo. Foram dois jogos iguaizinhos, não pode se apequenar em jogos assim, só se defender.

Aí vem o outro, mistura tudo o assunto com outra coisa nada a ver, só pra querer polemizar. Ninguém falou de São Paulo, nem da classificação por causa da gripe suína. Se quiser falar sobre isso, façamos um post.

E Obede, melhor que o Marcos no Brasil, eu só vi o Rogério Ceni. Mas nem quis entrar no mérito dessa discussão, porque não termina nunca.

E chega desse papinho de ajoelha, inventa proposta e bla bla blá... também chega desse assunto de que se Marcos fosse santo, teria evitado a Segunda Divisão e não teria falhado no jogo mais importante da história do Palmeiras.

Cada um vê o que lhe convém!

Obede Jr. disse...

Primeiro vc fala que o Sport é ruim, e depois que é bom, e agora é ruim de novo?

Não vejo problema nenhum em ter feito jogos parelhos com o Sport, que por mais que não tenha técnica e tradição. Tem um time experiente e com bons jogadores sim. Jogo na Ilha é dificil sim. E nessas horas, mata-mata de Libertadores, é mais garra e coração do que técnica.

Duro é ter jogo parelho com Independiente de Medellín, Defensor e RESERVAS do América de Cali.

Disputa de ídolos não vale a pena mesmo discutir. Mas o meu, apesar de Santo, é mortal.. e quando falhou, foi homem de assumir, e mais, foi homem de NEGAR uma proposta de VERDADE do Arsenal para jogar a Série B e nos trazer de volta para a elite. Por mais que a queda não tenha sido culpa dele.

Ele é Santo porque não é fominha, soube ser banco do Cavalieri, e soube trabalhar para ser de novo o melhor do País. Aos 36 anos!!!!!

Sem mais.

João de Andrade Neto disse...

Hahahaha beleza, eu não discuto mais.

Posts do Palmeiras ficarão sem comentários da minha parte!

Vcs misturam as coisas. Estamos falando de Palmeiras. Vcs já querem devolver as críticas, falando do São Paulo.

Sendo que eu sou o primeiro a falar que o time do São Paulo não passa do Cruzeiro e não vai chegar nem perto do Brasileiro.

Precisa aprender a não misturar as estações. Deixa o São Paulo pra lá, porque quem jogou ontem foi o Palmeiras. Quando o São Paulo jogar (afinal, foi beneficiado por ter gripe suína no México e pular de fase), a gente fala dele!

No post sobre o São Paulo ninguém se manifestou! Vem falar agora? Deixa o São Paulo perder e aí vcs zoam!