terça-feira, 11 de agosto de 2009

À européia...

O assunto do momento no mundo futebolístico é o calendário. Sempre vilãs de clubes e jogadores que vão indo mal, as datas do futebol nacional são constantemente questionadas. Os times jogam demais, não há descanso, o futebol europeu leva todo mundo embora na janela, e outras tantas ladainhas.

Volta e meia sempre surge o papo de organizar o Brasileirão de forma que ele comece em um ano e termine no outro. Ou seja, assim como os campeonatos de maior expressão na Europa, começar o certame nacional no segundo semestre e ter temporadas com hífen. 2010-11!

Ouvi e li várias opiniões sobre o assunto nas últimas semanas. Pensei que isso nunca pudesse acontecer, mas com nosso presidente boleiro Lula pressionando, a CBF já acena para uma mudança.

Vamos aos pontos que devem ser analisados. Antes de seguir, já aviso que sou a favor da "adequação", e não porque estamos errados, e sim porque temos que seguir o mercado mais forte, que é o do Velho Continente.

A Europa não é o Brasil, e vice-versa. Parece bobeira citar tal obviedade, mas é preciso ressaltar as diferenças das duas regiões. No Brasil não neva, não tem furacão, nem vulcões e nem segue padrões climáticos. Citar a questão meteorológica como algo que impede a mudança de calendário é pobreza de argumento.

Nessa terra onde canta o sabiá nunca se sabe se vai chover ou ter sol, se fará frio ou calor, independente da estação do ano. Há probabilidades, que tão pouco ajudam alguma coisa. Em São Paulo mesmo, essa semana choveu horrores e depois saiu um puta solão no dia seguinte. Vai saber.

Acredito que o maior problema seria cultural. Hoje o campeonato começa em maio e vai até dezembro. Na mudança, começaria em agosto/setembro e só acabaria em abril/maio. Muita gente estranharia, mas isso seria só no começo. Janeiro teria mais jogos, junho e julho ficaram para competições entre nações.

Os clubes tendem a ganhar com isso, pré-temporada no meio do ano, baixa temporada, sairia mais barato. Participações em copas no exterior, e até organização em território brasileiro de torneios amistosos com clubes europeus ajudariam a divulgar a marca e também a mostrar jogadores para seus potenciais compradores.

A grande rival disso tudo, e por razões ainda obscuras em minha mente, seria a TV, aliás, seria a Globo, única detentora dos direitos televisivos do esporte bretão tupiniquim. Não conheço muito de contratos de publicidade para TV, mas a verdade é que, mudando ou não o calendário, temos futebol o ano inteiro, graças aos Estaduais, que não devem acabar, mas serem menores, ou jogados ao longo do ano, como um mata-mata. A Globo pode sim acatar as mudanças, chega de preguiça, já não basta o fato de pagar tão pouco por transmissões televisivas de futebol?

A questão é enxergar o ano de outra forma. Os clubes, que já não fazem nada direito mesmo, não teriam problema em não fazer nada direito com o campeonato à européia.

A mudança no calendário nacional deve diminuir a mutação que os clubes sofrem no meio do Brasileirão, mas deve favorecer para que obtenham caixa de outras formas, até mesmo com mais vendas de jogadores, que poderão ter mais visibilidade.

Imaginem a Libertadores terminando no mesmo dia da Champions! A promoção dos dois eventos em conjunto! Um mundial de clubes sendo realizado na semana seguinte, com ambos os times no ápice!

Temos mais a ganhar do que a perder!

E vocês o que acham? Devemos mudar nosso calendário e distribuir melhor as competições.

4 comentários:

Bruno Diniz disse...

Essa mudança de calendário é um dos maiores absurdos discutidos nos últimos tempos.

Nem tem cabimento um país como o Brasil adotar tal calendário por diversos motivos.

O primeiro é a temperatura. O Brasil é um país tropical e de hemisfério sul, ou seja, o verão é no fim/início do ano. Se seguirmos o calendário europeu, onde o verão é no meio do ano e não tem mais jogo, teríamos partidas sob um sol de 40 graus durante 3 meses e deixaríamos de jogar no meio do ano, inverno, que é o período onde as temperaturas são mais amenas.

Outra coisa. Essa história de que os jogadores não sairiam mais no meio da temporada é uma grande MENTIRA! Vale lembrar que existe tb uma janela de transferências em janeiro. Todos os anos, perdemos muitos jogadores durante essa época tb.

Qto à Champions e a Libertadores serem decididas no mesmo dia/mesma semana, hoje em dia isso pode acontecer. Os dois campeonatos acabam no meio do ano. Pra isso, não seria preciso mudar calendário nenhum.

E mais, Temporada 2009/2010 de cu é rola. O ano é o de 2009, o de 2010, o de 2011. Começa em janeiro e acaba em dezembro. Não é pq os europeus (os países da União Européia, pois os do leste jogam a temporada do ano solar, de janeiro a dezembro) adequaram os campeonatos, que devemos fazer igual)

Obede Jr. disse...

Ao Sr. Bruno Diniz, o sr. leu o post?

Que mané temperatura e no Brasil alguma coisa garante que só teremos calor no verão e frio no inverno? Isso é balela! Flamengo e Corinthians jogaram com mó solão domingo e estamos no outono! Nos dias de calor, coloque os jogos para às 17h!

Eu não falei que os jogadores deixarão de sair, pelo contrário, falei que a mutação vai diminuir. Qual foi a grande transferência de janeiro para a Europa?

Eu tbm era contra o hífen nas temporadas, mas depois de muito CM, vejo charme haha

Penso que temos potencial de ser um dos campeonatos mais ricos do planeta, e falo sério! Mas é preciso ceder agora, e depois, já fortes, mudamos para o que nos convier melhor!

João de Andrade Neto disse...

Bom, questão de temperatura não vem ao caso. Não é argumento!

E também não tem nada de temporada 2009/2010, isso eu concordo. Mas tem muitas outras opções para essa mudança de calendário!

Uma delas (a que eu achei mais interessante) é começar o Brasileiro em janeiro e terminar em agosto. Assim, teria os mesmos 8 meses de duração. E os jogadores negociados deixariam o Brasil após o fim do campeonato.

Depois, no fim do ano, seriam disputados Estaduais e Copa do Brasil. Assim, todos os clubes (mesmo os na Libertadores) poderiam jogar a Copa do Brasil também. Porque é injusto quem está na Libertadores não jogar a Copa do Brasil.

João de Andrade Neto disse...

Mas minha ideia preferida é mais radical.

Eu era a favor de convocar para a Seleção apenas jogadores que estiverem atuando no Brasil.

E o que isso tem a ver com a mudança de calendário? Eu explico...

Os jogadores que quisessem jogar uma Copa do Mundo, por exemplo, ficariam o período de 4 anos jogando no Brasil. Kaká, Ronaldinho, Lúcio, Maicon, Julio Cesar... quem quisesse jogar na Seleção, viria atuar no Brasil.

Todos viriam? Não. Mas uma grande maioria sim. Jogadores que ainda têm ambição. Isso traria muito mais foco para o futebol brasileiro. Ou seja, mais investimento, publicidade, público... dinheiro para os clubes.

Logo, não nos preocuparíamos com saída de jogadores. Nem com janela, nem nada. E se os europeus quisessem, que acompanhassem nosso calendário.

O futebol brasileiro é grande demais pra se adaptar aos outros!

Tá, é tudo sonho... mas seria uma boa mudança, eu tenho certeza. Como também tenho certeza que nunca acontecerá!


ps.: Obede roubão de temas... vim aqui postar sobre isso! hahaha