sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Decisão para 'matar' o bom senso

A "dona do futebol brasileiro" pediu e pode ser atendida. A Rede Globo quer que o Campeonato Brasileiro volte a ser disputado no sistema de 'mata-mata', extinguindo a fórmula dos pontos corridos, que passou a ser utilizada em 2003.

De acordo com a emissora carioca, as decisões elevariam os níveis de audiência com o futebol, que têm caído a cada ano. A Globo fecha os olhos, porém, para uma fórmula que caiu no gosto dos torcedores e coroa, com justiça, o time com melhor campanha.

Deixando de lado o óbvio interesse no 'renascimento' do futebol carioca, praticamente descartado entre as potências após o início dos pontos corridos, o que não falta são argumentos para a manutenção do novo formato, em prática desde 2003.

O campeonato vale da primeira à última rodada. Todos os jogos passam a ser decisões. As equipes, por sua vez, passaram a entender o andamento do torneio e armarem times mais qualificados, elencos mais numerosos e com bons jogadores. Ou seja, fez bem ao futebol brasileiro.

O argumento da emissora também vai por água abaixo no quesito audiência. Até porque, na fase de qualificação, o número de pessoas à frente de suas televisões seria imensamente menor. A audiência cresceria apenas na reta final. Ou seja, a Globo ficaria sem telespectadores de abril até outubro, quando começaria o mata-mata.

Outro fator prejudicial com a mudança seria a arbitragem. Em um campeonato de pontos corridos, os árbitros erram em todas as rodadas. Mas estes lances acabam sendo diluídos nos 114 pontos que são disputados. E outra: os juizes erram a favor e contra, 'dão' e 'tiram' pontos de todos os times. No mata-mata, um erro pode decidir um título. Ou seja, os times ficaríam muito mais vulneráveis a problemas de arbitragem.

Este pedido da Globo, na verdade, tem duas razões, que são encobertas por uma cortina que eles denominam como audiência. Em primeiro lugar, não é negócio para a emissora ver os clubes cariocas como figurantes do campeonato. A única disputa dos times do Rio é contra o rebaixamento, salvo uma ou outra boa campanha do Flamengo, como neste ano.

E o outro motivo é simples: a emissora tenta minimizar a queda de qualidade em sua transmissão de futebol. O que antes era novidade, hoje em dia é básico. A Record faz, a Bandeirantes faz. A transmissão da Globo parou no tempo. E assim, perdeu audiência. Deixou de ser atrativo. Simples assim!

Porque, no final das contas, o fácil é colocar a culpa na fórmula do campeonato...

Nenhum comentário: