sexta-feira, 14 de maio de 2010

Decolar, Super Águias!


Foi no sufoco. A Nigéria entrou na última rodada das Eliminatórias Africanas em segundo lugar de seu grupo. Mas o que parecia improvável aconteceu. A líder Tunísia tropeçou e os nigerianos sofreram jogando fora de casa, mas bateram Quênia e estão na Copa do Mundo de 2010.

As Super Águias, como é conhecida a seleção nigeriana, contaram com os gols decisivos do atacante Oba Oba Martins. A vitória por 3x2, naquele dia 14 de novembro de 2009, garantiu a quarta participação da Nigéria em Copas do Mundo.

Histórico e Expectativas

A Nigéria apareceu como surpresa em sua primeira aparição, na Copa do Mundo de 1994. As Super Águias encantaram o mundo com seu futebol ofensivo e, comandados por Amunike e Amokachi, golearam a forte Bulgária, bateram a Grécia e, mesmo com a derrota para a Argentina, terminaram o Grupo D em primeiro. Nas oitavas-de-final, porém, pegaram a Itália. Os nigerianos estiveram classificados até os 43 minutos do segundo tempo, quando Roberto Baggio marcou e levou o jogo para a prorrogação. No prolongamento, novamente Baggio, de pênalti, acabou com o sonho da Nigéria. Uma pena!

Em 1998, a Nigéria chegou como realidade. E novamente as Super Águias iniciaram o torneio com tudo, com o brilho do camisa 10 Okocha. Bateram a poderosa Espanha e a Bulgária, na despedida de Stoichkov. A derrota para o forte Paraguai não estragou a festa nigeriana, que garantiu nova vaga para as oitavas. Mas a coincidência não parou por aí. O encontro com a consistente Dinamarca terminou precocemente a participação da Nigéria, que perdeu por 4x1.

Em 2002, sem a força das últimas Copas, deu o azar de cair no famoso ‘Grupo da Morte’. Não foi páreo para Argentina, Inglaterra e Suécia e terminou na lanterna. Em 2006, não foram ao Mundial. Voltam a disputar a Copa em 2010.

A expectativa sobre a participação da Nigéria não é nem sombra do que foi nos anos 90. Após uma classificação suada e um futebol nada convincente, as Super Águias não contam com jogadores de renome e com condições de fazer a diferença no Mundial.

No grupo B deste Mundial, a Nigéria deve conseguir uma vaga para as oitavas-de-final. Muito pela força da torcida, já que milhares de nigerianos moram na África do Sul. As Super Águias devem jogar em casa em todos os jogos. Devem pegar Méxixo ou Uruguai nas oitavas e jogarão de igual para igual. Por isso, têm chances de chegar às quartas-de-final, fato inédito para a seleção.

Seus craques e jogo chave

Esta não é uma seleção que tenha grandes craques. Os nomes mais conhecidos são Nwanku Kanu, carrasco brasileiro nas Olimpíadas de 1996, quando os nigerianos tiraram o Brasil e levaram a medalha de ouro, além de Oba Oba Martins, rápido atacante do Wolfsburg (ALE) e do meia Obi Mikel, do Chelsea (ING).

O jogo chave da Nigéria na primeira fase deve ser contra a Grécia, na segunda rodada. Após a estreia contra a Argentina, onde um empate seria considerado um ótimo resultado, as Super Águias podem decidir a segunda colocação contra os gregos. A Coreia do Sul não deve ser uma pedra no sapato dos africanos.

Minha aposta

Mesmo sem o brilho dos anos 90, a Nigéria deve passar de fase. Creio que um embate de igual para igual contra Uruguai ou México, nas oitavas-de-final, pode fazer com que os nigerianos cheguem às inéditas quartas-de-final. Se passar, o que não é impossível, deve cruzar com a Inglaterra, o que seria o fim da linha para as Super Águias!

Confira os jogos das Super Águias na primeira fase:

Data e hora:
12/06/2010 11:00 Argentina x Nigéria
17/06/2010 11:00 Grécia x Nigéria
22/06/2010 15:30 Nigéria x Coreia do Sul

2 comentários:

Mario Clements disse...

Não passa da primeira fase.

O time é fraco e não irá conseguir superar Argentina e a Grécia.

Bruno Diniz disse...

Não Passa da primeira fase.

Passaram Argentina e Coreia do Sul.