terça-feira, 15 de junho de 2010

Com futebol nota 5, Brasil estreia com vitória


Já se sabia que a estratégia seria essa. A forma de jogo também. Com um futebol pragmático e pouco inspirado, o Brasil sofreu para bater a fraca Coreia do Norte, por apertados 2x1, em sua estreia na Copa do Mundo.

Kaká, grande estrela da Seleção, foi mal. A falta de ritmo pode ter atrapalhado. Robinho era o mais lúcido, mas nada de criar perigo efetivo aos asiáticos. A primeira etapa chegou a dar sono.

No intervalo, esperava-se alguma mudança. Mas as opções levadas pelo técnico Dunga não ajudariam tanto. O segundo tempo iniciou com o mesmo time e a mesma falta de futebol.

Em uma boa jogada, porém, o Brasil abriu o placar. Maicon (foto) fez bela ultrapassagem pela lateral e recebeu passe de Elano. Na linha de fundo, bateu para o meio. Cruzou? Chutou? Acredito na primeira opção. Não importa. A bola balançou a rede norte-coreana.

Parecia que o time, com o gol, engrenaria. Mas foi ilusão. A má apresentação seguiu, até Robinho descobrir Elano livre e, com uma linda assistência, deixar o ex-parceiro de Santos na cara do gol para ampliar: 2x0.

Com o placar garantido, Dunga tentou dar um ar ofensivo à equipe. Mas o tiro saiu pela culatra. As entradas de Nilmar, Daniel Alves e Ramires não levaram o Brasil ao ataque. E mais: ainda fragilizaram a defesa.

Tanto é que a Coreia do Norte descontou. Yun Nam entrou como quis na zaga brasileira e marcou. Uma ducha de água fria no time, no técnico e, principalmente, na torcida, que esperava uma goleada na estreia.

Alguns, talvez traumatizados pelo fiasco midiático de 2006, aprovam o esquema de Dunga. Eu não. Acho que apenas comprometimento e coerência não ganham uma Copa do Mundo.

E digo mais: pode até ganhar, até porque não vimos nenhuma grande seleção se apresentar. Mas o fato é que, para mim, Seleção Brasileira deveria ser mais. Muito mais. Deveria dar show, vencer e convencer.

E isso nós passamos longe de ver.

Portugal 0x0 Costa do Marfim

Mais cedo, o outro jogo do grupo do Brasil terminou empatado. Portugal começou bem, com Cristiano Ronaldo chamando o jogo para si. Chegou a fazer uma linda jogada e acertar a trave, mas foi só. No restante do primeiro tempo, foi caçado pelos fortes africanos, impiedosos na marcação.

Na segunda etapa, um jogo chato, que poderia ter sido vencido pela Costa do Marfim. O craque Didier Drogba saiu do banco e teve uma boa chance, que desperdiçou.

O resultado final ajudou o Brasil, que agora lidera a chave, mesmo com a pífia apresentação. No domingo, porém, o buraco é mais embaixo. A Seleção enfrenta a Costa do Marfim e terá muito mais dificuldade.

Haja coração, como diria o outro!


Nenhum comentário: