domingo, 13 de abril de 2008

Com gol de mão, São Paulo surpreende o Palmeiras


Na primeira partida da semifinal do Paulistão, o São Paulo surpreendeu o favorito Palmeiras e venceu por 2x1, no Morumbi. Na próxima semana, as duas equipes se encontram novamente, desta vez no Palestra Itália, com o Tricolor jogando por um empate para chegar às finais.

Assumindo sua inferioridade técnica, ao menos momentânea, o São Paulo começou a partida na defesa, marcando forte e saindo para os contra-ataques. Segurando o ímpeto inicial do Palmeiras, o Tricolor conseguiu sair na frente logo no início. Em falta cobrada por Jorge Wagner, o atacante Adriano (foto) abriu o placar, de mão. Após muita reclamação, o árbitro Paulo César de Oliveira justificou que não houve intenção de toque por parte do Imperador.

Na seqüência do jogo, o Palmeiras pressionou e tentou o empate, mas sem levar muito perigo. O grande lance do Verdão no primeiro tempofoi uma cabeçada de Alex Mineiro, que tocou a trave de Rogério Ceni.

No segundo tempo, o São Paulo voltou com o mesmo posicionamento defensivo e contou com um erro bisonho do palmeirense Gustavo, que tropeçou na bola. Jorge Wagner, então, lançou Adriano, que teve tranqüilidade para fazer o seu segundo gol na partida.

Com 2x0 no placar, Luxemburgo resolveu mexer no time. Colocou Denílson, Martinez e Lenny, ficando, inclusive, sem lateral-direito. O São Paulo continuava fechado e só assustava em poucos contra-ataques. De tanto pressionar, o Palmeiras diminuiu. Lenny caiu na entrada da área e o árbitro deu pênalti, muito contestado pelos jogadores do Tricolor. Alex Mineiro converteu e colocou fogo na partida.

O Palmeiras ainda tentou o empate, mas não criou grandes chances. O “mago” Valdívia, apagadíssimo, não apareceu para o jogo e decepcionou. Foi muito bem marcado por Zé Luís, que o acompanhou quase individualmente.

No próximo jogo, porém, o São Paulo não contará com o próprio Zé Luís e com Richarlyson, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Pelo lado palmeirense, o importante volante Pierre também estará fora pelo mesmo motivo.
E a vaga continua aberta. A vantagem do São Paulo é pequena e o time do Palmeiras continua sendo melhor tecnicamente. A grande diferença no momento é a maturidade do Tricolor. É um time mais decisivo e acostumado com jogos deste nível, o que pode ser essencial no confronto.




4 comentários:

Bruno Diniz disse...

O Palmeiras não jogou bem, mas o gol de mão mudou completamente o rumo da partida.

E não tem essa de que não houve intenção. Foi um lance grotesco. Fácil de ser anulado. É a mesma coisa que um zagueiro sair pra marcar um cruzamento de braços abertos. Se bater na mão é pênalti. Como bateu na mão do Adriano, deveria ser anulado.

Por essa e outras, na minha visão o destaque do jogo foi o trio de arbitragem. Destaque negativo, infelizmente.

João de Andrade Neto disse...

Concordo, em partes.

O lance do Adriano obviamente deveria ter sido anulado. Apesar de sem intenção (pois ele pula de olhos fechados, com a mão já estendida para quando caisse no chão), foi uma jogada irregular e deveria ter sido anulada.

Mas não acho que este seja o ponto chave da partida. O Valdívia não encostou na bola, sumiu do jogo, brilhantemente marcado pelo Zé Luís. Diego Souza não conseguia dar o último passe em nenhuma jogada, parecia extremamente nervoso.

Enfim, o Palmeiras não criou o que está acostumado a criar. Junto a isso, a eficiência tática do São Paulo foi de dar inveja. Jogadores marcando a saída de bola, acompanhando os adversário...

Na hora de sair para o jogo, faltava a criatividade constumeira em 2008. A bola parada, então, compensava a falta de alguém para pensar o jogo. E desta forma conseguiu o seu gol.

André Dias, para mim, foi o melhor em campo. Jogou demais! Ao contrário do Gustavo, que teve um lance grotesco e ainda deu umas 2 ou 3 entradas criminosas no Adriano, sem ao menos levar amarelo.

O pênalti também achei bastante questionável, pois não consegui ver o tal toque no Lenny. Por isso, não teria marcado a penalidade.

De qualquer forma, o confronto está aberto e qualquer um que passar representará bem a capital na final do Paulistão.

Obede Jr. disse...

O jogo foi claro para mim. SP entrou disposto a se defender, jogando a la Portuguesa, e achou os dois gols.
O 1º não preciso nem comentar a irregularidade, porque na hora eu vi que foi mão, foi claríssimo.

O segundo foi um erro grotesco do gustavo qdo o palmeiras parecia voltar mais centrado no segundo tempo.

Mesmo assim, o Palmeiras jogou mto mal, Valvídia não tocou na bola e o Kleber pouco fez. Faltou garra e um pouco de humildade.

No entanto, mesmo jogando mal, tivemos mto mais chances que o SP, bola na trave, defesas do Rogério e o Lenny entrando bem e sofrendo outro pênalti claro. Ele 'enfeita' na hora de cair, mas o Alex Silva dá no joelho dele. 2 a 1 é totalmente reversível e pra mim fica claro que foi mais falta de vontade do que deficiência técnica. E creio que a vontade não irá faltar no segundo jogo, e mesmo se o SP jogar a la Portuguesa, não terá a mesma sorte, e nem a mesma "mãozinha" da arbitragem!

João de Andrade Neto disse...

O São Paulo, como sempre, foi eficiente. Aproveitou suas chances e leva a fama de time "de sorte".

O jogo foi mais ou menos esse mesmo, o Palmeiras atacando e o São Paulo defendendo. A diferença, porém, é que quando o São Paulo sai de trás leva um perigo imenso. Principalmente nas bolas paradas, que fazem parte do jogo, como qualquer outro tipo de jogada.

O jogo de domingo está em aberto. Creio que quem marcar primeiro deve chegar à final. Se o SP fizer primeiro, abre mais vantagem e deve dificultar ainda mais para o Verdão. Se o Palmeiras fizer, duvido que o SP tenha capacidade ofensiva para igualar.

Enfim, o jogo está aberto, diferente do que 90% da torcida e da imprensa dizia antes do confronto. Quase todos cravavam o Palmeiras como finalista. Mas deu pra ver que o buraco é bem mais embaixo!