quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Guilherme foge da Ucrânia, mas jogará segundona da Espanha

O jovem atacante Guilherme (foto) decidiu o seu futuro: vai trocar o Cruzeiro pelo Real Zaragoza, time que está disputando a segunda divisão da Espanha. O valor da transação não foi divulgado, mas deve girar entre 8 e 10 milhões de euros.

O ex-jogador do Cruzeiro era pretendido pelo Dinamo de Kiev (UCR) e escapou da roubada de jogar no escondido futebol ucraniano, para onde o atacante Kléber, que estava no Palmeiras, nem pensa em voltar. Além do frio intenso, o campeonato é pouquíssimo visto e bons jogadores têm se perdido ao ir para lá, como Ilsinho, ex-São Paulo, e Willian, ex-Corinthians.

Mas se por um lado Guilherme fugiu de uma gelada, por outro parece que o promissor artilheiro terá um grande desafio, já que chegará ao Zaragoza provavelmente para substituir o também brasileiro Ricardo Oliveira, que deve deixar o time. Além disso, será a maior aposta do clube para retornar à elite do futebol espanhol, fato tido como obrigação no clube.

O Cruzeiro conseguiu o que queria: apenas dinheiro na transação de Guilherme. A oferta ucraniana parece muito melhor, pelo menos para os torcedores. Afinal, além de receber uma boa quantia (cerca de 6 milhões de dólares), ainda teriam o atacante Kléber, que chegaria para reforçar a Raposa na Libertadores.

Agora, o time mineiro busca um atacante para substituir o jovem. Mas pensa em alvos mais acessíveis e, principalmente, em conta. Marcelinho Paraíba, que está brigando com o Flamengo por salários atrasados, é o primeiro nome da lista.

Atualizado! Cruzeiro desistiu da venda!

8 comentários:

Bruno Diniz disse...

Como disse o Ramirez ontem, os jogadores tem mais é q procurar sair do Brasil mesmo, não importa pra onde. Só assim eles terão alguma chance de serem convocados pelo Dunga.

Ao contrário do argumento q muitos podem ter, nem sempre os melhores estão na Europa. Caso de Gilberto Silva, Josué, Elano, Adriano, entre outros, jogadores que podemos facilmente encontrar substitutos jogando no Brasil.

Obede Jr. disse...

Infelizmente é mais um que se vai. Agora eu acho que defender o time da CBF não deveria ser razão pra sair do país, ainda mais para clubes menores que o próprio Cruzeiro.

A grana é boa e tudo mais, mas dinheiro não é tudo. Mas, fazendo vias de advogado do diabo, o Carlos Eduardo foi para o Hoffenhein na segunda e hoje está bem valorizado e com seu time disputando o título.

A "Seleção" virou uma vitrine, cheia de interesses de empresários e é por isso que não vamos ganhar a próxima Copa. Um time que convoca Felipe Mello, só pode tá de brincadeira. É vergonhoso.

Bruno Diniz disse...

Eu sairia do país tranquilamente pra defender a Seleção. Esse papo de time da CBF é coisa de Juca Kfouri.

Acho o Felipe Melo bizarro, mas tá fazendo jus a convocação, assim como o Amauri. O que não pode é continuar com Gilberto Silva, Josué, Elano (reserva no fraco Man City), Adriano cachaça, entre outros.

Acho que a Seleção já foi uma vitrine. Hoje nem mais isso é. Pq só leva os mesmos jogadores que já estão na Europa.

João de Andrade Neto disse...

Eu faria diferente. Faria uma regra, que só poderiam ser convocados os jogadores que atuassem no Brasil.

Assim, os jogadores que quisessem mesmo atuar na Seleção ficariam jogando por aqui. Isso traria mais investimento, os salários não seriam tão diferentes dos europeus e assim se criaria um ciclo.

Além disso, a Seleção voltaria a criar uma identidade com o torcedor, coisa que atualmente não tem. Vendo jogadores do seu time na Seleção, faria o povo brasileiro olhar o time de Dunga com outros olhos!

Óbvio que é só um sonho, afinal, as convocações deixaram de ser por merecimento há mtooooo tempo.

Bruno Diniz disse...

Isso realmente ajudaria a Seleção a ter mais vínculo com o torcedor, mas não sei se seria a melhor coisa a ser feita.

Dá pra abrir mão de um Kaká, um Ronaldinho, um Lúcio e um Juan? Acho q não.

O que não pode é achar q quem joga na Europa é melhor do que quem tá aqui, pq nem sempre é. Já citei os casos acima. Temos mtos jogadores aqui que jogariam fácil nessa seleção.

João de Andrade Neto disse...

Mas isso é um trabalho à longo prazo. Para os próximos Kakás e Ronaldinhos não deixem o Brasil, visando a Seleção. Consequentemente, os times ficariam mais fortes! É meio utópico, mas sonhar é de graça ainda!

Poderia começar com algo menos rígido. Tipo, apenas 6 "estrangeiros" por convocação. Assim, os essenciais continuariam sendo convocados, mas os Gilbertos Silvas seriam substituidos por jogadores "brasileiros", como o Ramires, que merece muito mais!

Bruno Diniz disse...

Isso sim é uma boa idéia. Assim, só os "europeus" essenciais seriam convocados e acabaríamos com os Josués, Jôs e afins.

Só duvido que jogadores abririam mão dos milhões da Europa para jogar pelo país.

Obede Jr. disse...

Eu concordo com a idéia 6+5 que a UEFA quer implementar na Europa, para evitar times como Inter de Milão e seus milhares de estrangeiros! Felipão ganhou 2002 com 13 dos 23 atuando no Brasil se não me engano!