terça-feira, 18 de maio de 2010

Dunga versus Imprensa


Dunga assumiu o cargo de treinador da Seleção Brasileira há quase quatro anos, após a Copa do Mundo de 2006 onde o Brasil não obteve o rendimento esperado, prometendo uma revolução. Mas esta revolução acarretou problemas de relacionamento com a imprensa por seu temperamento, suas respostas ríspidas e também pelos jornalistas que o “cutucam” com perguntas nem sempre pertinentes.

Não é de hoje que a função máxima de um técnico no Brasil gera instabilidade com a imprensa de modo geral, mas cabe a Dunga saber lidar com a pressão e agir de acordo com as normas básicas de respeito mútuo com as responsabilidades de seu cargo ao dirigir as palavras para quem o questiona, pois sempre irá haver questionamentos, porque ele não conseguirá agradar 190 milhões de treinadores espalhados pelo território nacional, além de algum repórter mal humorado.

O nosso Carlos Caetano Bledorn Verri, popular Dunga, necessita melhorar suas relações interpessoais, para não ouvir frases de impacto onde o emissor acaba levando toda a razão. “Ainda bem que você não era o técnico em 58. Se fosse o Pelé não teria sido convocado”, Cícero Mello dos canais ESPN.



O maior problema não é o destempero do treinador, mas o sentimento recíproco que se alastra por toda a comissão técnica, passando pelo auxiliar Jorginho até o assessor Rodrigo Paiva, que deveria ensinar Dunga os bons métodos da comunicação. Ambos estavam exaltados na convocação dos jogadores para a Copa do Mundo, ameaçando alguns jornalistas e tecendo comentários de forma exagerada.

Dunga também “viaja” em suas explicações, causando certa indignação da imprensa. “Vamos sangrar, mas somos descendentes de escravos. Estava vendo aquela novela dos escravos em que um deles está no pau, recebendo castigo e ele imaginado as coisas bonitas que viveu e o que ele queria para vida dele. Eu faço o mesmo. Quanto mais me batem eu não fico preocupado com o sangue. Apenas imagino onde quero chegar”.

Mas não podemos esquecer o comportamento inadequado de alguns jornalistas que eram críticos ferrenhos de Dunga e hoje o estão bajulando devido aos resultados obtidos pelo “Carlos”, por simplesmente ficarem com medo de sofrerem retaliações na África do Sul e terem seus trabalhos dificultados. Fato muito criticado por colegas de imprensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Da neles DUNGA....FALARAM MAL DE VOCE E GANHARAM MANO,EDUCADO EX TREINADOR DO CORINTHIAS AMIGO DA CBF E RONALDO TRAVECO MAS FUTEBOL NADAKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK