quarta-feira, 5 de maio de 2010

La main de Dieu


Repescagem européia. Prorrogação. Já eram jogados 13 minutos do primeiro tempo. A decisão de vaga na Copa em si já dava contornos dramáticos ao jogo entre França e Irlanda. Mas uma cobrança de falta do meio-campo fez mais. Fez o confronto entrar para a história.

Malouda cruzou, a bola atravessou toda a área e sairia pela linha de fundo. Sairia. Porque Thierry Henry não deixou. O experiente atacante dominou com mão e, mesmo assim, a bola iria pela linha fundo. Desta forma, o francês tocou outra vez com a mão. Com a bola controlada, Henry cruzou para o zagueiro Gallas marcar.

O gol deu a polêmica vaga aos franceses, que suaram para estar no Mundial da África do Sul. Aquele 18 de novembro entrará na história como um dos maiores erros de arbitragem já vistos. Ou, para os franceses, la main de Dieu (a mão de Deus)!

Histórico e expectativas


Campeã em 1998, a França decepcionou em 2002, caindo ainda na primeira fase, sem marcar um único gol sequer. Em 2006, no entanto, os franceses voltaram a apresentar um bom futebol e, comandados pelo maestro Zinedine Zidane, ficaram com o vice-campeonato, após serem derrotados nos pênaltis pela Itália.

Para 2010, a expectativa é menor que nas últimas Copas. A classificação difícil e a má campanha nas eliminatórias não credenciaram a equipe de Raymond Domenech como uma das favoritas. Tanto que os Bleus não foram sequer cabeça-de-chave. O peso da camisa francesa, porém, deve fazer com que a seleção chegue ao menos às oitavas-de-final.

Seus craques e jogo chave


Com um time experiente e até mesmo envelhecido, a França conta com jogadores respeitados nos maiores clubes europeus. Nomes como o próprio Thierry Henry (Barcelona) e Nicolas Anelka (Chelsea) contrastam com jovens que deixaram de ser promessas e já encantam o Velho Continente.

O atacante Benzema, do Real Madrid, é figura certa na convocação. O grande destaque dos Bleus, no entanto, é o meia Franck Ribery. O jogador conduziu o Bayern de Munique à final da Champions League e é alvo de interesse dos maiores clubes do mundo, como os espanhois Barcelona e Real Madrid, além dos ingleses Manchester United e Chelsea.

O jogo chave da França deve ser logo em sua estreia. Os europeus vão encarar o Uruguai em seu primeiro jogo. Uma vitória deve deixar os franceses mais tranquilos e com a classificação encaminhada. Um tropeço, porém, pode jogar pressão nos confrontos seguintes.

Minha aposta


Acredito que o peso da camisa deve ajudar a França, tanto quanto a boa fase do habilidoso Ribery. A primeira fase deve ser superada com certa tranqüilidade, deixando Uruguai e México disputando a segunda vaga. Creio que os franceses possam avançar, mas não devem passar pelas quartas-de-final.

Confira os jogos dos Bleus na primeira fase:

Data e hora
11/06/2010 15:30 Uruguai x França

17/06/2010 15:30 França x México

22/06/2010 11:00 África do Sul x França

3 comentários:

Eduardo Ribas disse...

Pra quem torce pelo bom futebol, a França é boa pedida. Por mais que não esteja no auge de sua forma...

Parabéns pelo trabalho, folks!

Mario Clements disse...

A França vai cair de novo na primeira fase.

Muitos franceses não entendem a permanência de Domenech no cargo por 8 anos.

Particularmente, acho ele e suas superstições ultrapassadas.

João de Andrade Neto disse...

Domenech e o time atual da França são fraquíssimos. Mas tem Ribery, Benzema e alguma qualidade técnica...

Mas deram sorte. Pegaram um grupo relativamente fraco pra quem não é cabeça-de-chave. Poderiam cair com Brasil e Costa do Marfim, por exemplo, o que significaria a eliminação.

Como pegam o decadente México, que não anda sendo nem sombra da forte equipe de alguns anos atrás, além de um esforçado Uruguai e os donos da casa, que não ganham amistoso dos reservas do Cruzeiro, a França deve passar às oitavas.

Cai logo em seguida, dependendo dos cruzamentos. No máximo chega às quartas, se der muita sorte!