quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nas mãos de dios


Aos 38 minutos do segundo tempo, Maradona, com o empate a seu favor, tira o centro avante Higuai e coloca o volante Bolatti. Jogo seria no contra-ataque. Um gol uruguaio colocaria os hermanos na temida repescagem. O lendário Centenário fervia.

Aos 39 minutos, falta na lateral da área. Messi na bola. Ele rola para Verón, la bruxita, o meia bate forte em direção ao gol. Fechado por vários corpos, a redonda faz o típico pebolim, bate, volta, bate e sobra, para ele, Bolatti, que sem pensar, com pouco mais de um minuto de partida, bate, sem ver, e vence Muslera. Argentina 1 a 0. Maradona vai ao delírio. Não repete o peixinho dado dias antes na vitória suada contra o Peru, mas desabafa aos periodistas: "Que lo sigan mamando!"

O Uruguai ainda tentou o empate que não mudaria em nada sua vida, mas era noite de Argentina. A classificação suada, de um grupo combalido e criticado, de um técnico inexperiente em sua nova tarefa, mas que manja da redonda como ninguém. Um dios para os hermanos!

Histórico e expectativas

Não preciso detalhar a tradição argentina. O segundo melhor futebol do planeta vai em busca do tri mundial. Se não tem o entrosamento de anos anteriores, tem o melhor jogador do planeta, Messi, e o fato de ter se classificado no sufoco. E futebol é assim, quanto mais dificil, melhor. É só lembrar de Felipão e seu Brasil campeão em 2002.

É fato que o time de Maradona ainda peca na harmonia, mas não lhe falta a garra peculiar. Tem jogadores em grande fase, como o já citado Messi, Higuain, Tevez, Di Maria. Sua defesa não é lá grandes coisas, mas se jogar na seriedade é capaz que não comprometa.

Seus craques e jogo chave

Lionel Messi é o melhor jogador do mundo, a Fifa diz, a imprensa diz, sua mãe diz, nossos olhos comprovam. Mas não joga a mesma coisa na seleção. No entanto, sempre é chance de se encontrar. Tevez, Higuain, Diego Milito, Di Maria e até Palermo completam um ataque de peso.

Verón e Mascherano fazem um meio campo de respeito e experiente. Aliás, Maradona já deu a escalação do primeiro jogo, mais de mês antes do início da Copa. Vai com quatro zagueiros, estilo europeu, e um meio campo composto às vezes por três, às vezes por cinco, assim como o ataque. Um 4-3-3 que me parece seguro.

Seu jogo chave é o de estreia, contra os nigerianos. Só aí sentiremos a Argentina. E uma vitória lhes darão a confiança que precisam. Sem contar que a Nigéria me parece o adversário mais complicado, uma vez que praticamente joga em casa.

Minha aposta

A Argentina deve ir longe. No mínimo nas semi-finais. Será líder do grupo, e não me surpreendo se for com aproveitamento de 100%. O time deve atingir seu ápice durante a Copa, e terá o que é primordial no Mundial, a boa fase! E tem histórias do futebol, que mesmo repetidas, não perdem sua beleza e mística. A superação deve ser bonita, e um título mundial seria a coroação de Maradona, polêmico e gênio como os craques e ídolos devem ser.

Confira os jogos dos Hermanos na primeira fase:

Data e hora
12/06/2010 11:00 Argentina x Nigéria

17/06/2010 08:30 Argentina x Coréia do Sul

22/06/2010 15:30 Grécia x Argentina

5 comentários:

Mario Clements disse...

"Boca, mi buen amigo
Esta campanha volvermos a estar contigo
Te alentaremos de corazón
Esta és tu hinchada que te quiere ver campeón
No me importa lo que digan
Lo que digan los demás
To te sigo a toda parte
Y cada vez te quero más!"

Vai Argentina!

João de Andrade Neto disse...

Argentina entra como séria candidata ao título, ao meu ver, ao lado de Espanha e Inglaterra.

Tem o melhor jogador do mundo, que nunca conseguiu fazer na seleção o que faz no clube, mas vai querer mostrar nessa Copa toda sua qualidade.

E ao lado dele terá nada mais, nada menos, que Tevez, Higuain e Aguero. Esses excelentes atacantes serão municiados por Veron e Di Maria, o que credencia os hermanos como favoritos ao título, apesar de sua zaga fraca.

Bruno Diniz disse...

Comentarei o post após 11 de julho.

João de Andrade Neto disse...

De que adianta comentar o post depois da Copa? Dia 11 vc comenta no post sobre a final... hahaha

Bruno Diniz disse...

Comentarei depois de 11 de julho pra não perder tempo agora, por exemplo, falando q vcs são uns chupadores de rola de argentino, q acham q uma seleção sem padrão tático pode ser campeã do mundo.

Depois de 11 de julho, conversamos.