quarta-feira, 26 de maio de 2010

'Patinho feio', Coreia do Norte pode surpreender


O Grupo G da Copa do Mundo foi considerado o 'grupo da morte' por contar com três seleções fortes: Brasil, Portugal e Costa do Marfim. Para completar a chave, a inexpressiva e desconhecida Coreia do Norte.

Desde o sorteio dos grupos, os asiáticos eram considerados os 'patinhos feios' da chave. A participação da Coreia seria meramente figurativa. Três jogos, três derrotas e tarefa cumprida. Afinal, estar na Copa do Mundo já é um prêmio para um país sem tradição no futebol.

Mas o fato é que a Coreia do Norte pode surpreender. Tudo bem que pensar em classificação para as oitavas-de-final é algo distante da realidade. Mas creio que os asiáticos não farão feio no torneio. Pelo contrário, podem complicar a vida de algum dos favoritos.

Os amistosos preparatórios serviram para brasileiros, portugueses e marfinenses abrirem os olhos. Primeiro a Coreia do Norte empatou em 1x1 com o Paraguai. Depois, novo empate, desta vez contra a Grécia: 2x2. Dois resultados razoáveis contra adversários do segundo pelotão de seleções.

Com apresentações até certo ponto convincentes, a seleção asiática deve endurecer os jogos da primeira fase. Com muita dedicação e correria em campo, os coreanos vêm surpreendendo. Arrisco dizer que pode roubar pontos de algum dos favoritos, o que seria decisivo para definir os classificados às oitavas.

E com a bolinha que está jogando, não duvido que Portugal, dependente das jogadas individuais de Cristiano Ronaldo, seja o favorito a naufragar logo na fase de grupos.


Um comentário:

Bruno Diniz disse...

Eu disse assim que saiu o sorteio dos grupos da Copa: "A Coreia do Norte será nosso jogo mais difícil".

Passando pela Coreia, atropela os demais.