sábado, 8 de maio de 2010

Vai começar o quinto maior campeonato nacional da Terra!

Respeitável público! Meninos e Meninas! Senhoras e Senhores! Vai começar o quinto maior campeonato nacional da Terra! Vai começar o Brasileirão 2010!


O Campeonato Brasileiro poder ser estimado o quinto melhor torneio nacional do planeta, ficando atrás do Inglês, do Italiano, do Alemão e do Espanhol, por conta do alto índice de competitividade entre os 20 clubes da Série A.

Isso sem contar que o sistema de pontos corridos foi apenas instaurado em 2003 e com os mata-matas, até 2002, o Brasileirão já era o quinto melhor, levanto em consideração quase toda a Europa utilizar os pontos corridos, com exceção da Bélgica que disputa 30 jogos entre 16 times e tem um hexagonal final para definir o campeão.

Além do mais, nosso campeonato nacional pode propiciar zebras entre seus campeões, pois todos os clubes possuem chances de levantar o caneco, mesmo aqueles sem astros famosos, mas com um time “acertadinho”, apesar de nos últimos anos as agremiações realizarem grandes contratações ou voltarem a descobrir gênios nas categorias de base.


Mas e a Inglaterra? Podemos considerar candidatos ao título o Manchester United, Chelsea, Arsenal, Liverpool e quem sabe futuramente o Manchester City. E na Itália? Na “velha bota” temos a Internazionale, Milan, Juventus, Roma e esporadicamente a Lazio.

Na Alemanha o Bayern de Munique é sempre favorito, mas geralmente aparece o Werder Bremen, Stuttgart, Borussia Dortmund ou uma zebra como o Wolfsburg. Sem esquecer as potências da Espanha Real Madrid e Barcelona, que de vez em outra perdem a supremacia para o Valencia ou alguma surpresa.

E o resto dos campeonatos europeus? Os mais famosos como o Francês, Português e o Holandês? São certames considerados “pífios” em comparação com a Série A do Brasileirão, além de serem indagáveis de assistir, somente sendo salvos pelas narrações de Silvio Luiz.



Se fizermos um comparativo entre algumas competições com nível técnico inferior ao Campeonato Brasileiro, uma partida entre Santos x Grêmio é mais atraente do que Lyon x Bordeaux, Benfica x Porto ou Ajax x Feyenoord. Isso se não entrarmos no âmbito dos Estaduais, onde o Paulistão é melhor que muitos torneios nacionais de seleções européias classificadas para a Copa do Mundo, no caso de Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Grécia, Sérvia e Suíça.

E pode parecer utópico, mas os clubes da A2 do Paulista tirariam as vagas de campeões nacionais de Albânia, Bósnia, Bielorússia, Finlândia, Malta e por ai vai, da próxima edição da Champions League.

4 comentários:

Obede Jr. disse...

eu naum entendi seu post. vc fala que somos o quinto maior, mas coloca argumentos defendendo que somos os melhores.

o brasileiro, mesmo nesse marasmo que eh a porra dos pontos corridos, eh o melhor de todos, por justamente naum se poder prever a maioria dos jogos!

mas uma final faz falta.. mta falta!

Mario Clements disse...

Somos melhores tirando as 4 grandes ligas européias, mas mesmo assim elas são previsíveis no ponto de vista de quem irá ganhar o título.

E somos melhores que o resto da Europa.

João de Andrade Neto disse...

O Campeonato Brasileiro é o melhor do mundo no quesito competitividade. Infelizmente não tem o apelo comercial que a Premier e o Calcio, mas sobra emoção. Mesmo para os viúvos do mata-mata, que jogavam 20 e classificavam 8!

Um dia, quem sabe, teremos condições de manter nossos craques e fazer o inverso: fazer os europeus comprarem o pacote do Brasileirão à preços exorbitantes, para assistir em suas tardes de sábado e domingo!

Ronaldo, Adriano, Robinho, Roberto Carlos, Fred, Cicinho... os jogadores estão voltando e, com o tempo, creio que esse movimento seja mais "natural".

Pois imaginem um São Paulo com Kaká, Luís Fabiano e Lugano. Um Corinthians com Tevez, Mascherano e André Santos. Um Palmeiras com Alex, Valdívia e Kléber. Um Flamengo com Júlio César e Juan. Um Fluminense com Thiago Silva, Marcelo e Thiago Neves. Um Cruzeiro com Maicon, Guilherme e Deivid. Um Grêmio com Ronaldinho Gaúcho e Maxi Lopes. Um Inter com Lúcio, Alexandre Pato e Rafael Sóbis.

Temos o campeonato mais equilibrado. Fabricamos os melhores jogadores. Só falta achar a fórmula para mantê-los. Isso traria o dinheiro para cá, acabando com as saídas dos craques!

Marcelo Mayer disse...

convido vcs a conhecerem um blog de futebol nu e cru!

http://futeboldesmanche.blogspot.com/

valeu!

mas sobre o post... o campeonato brasileiro, se for por competividade, é o maior do mundo. temos os dois ultimos campeonatos para provar isso.