segunda-feira, 12 de maio de 2008

Começou o campeonato mais difícil do planeta!



Começou mais um Campeonato Brasileiro, a disputa mais emocionante e importante do nosso futebol terra-brasilis. A edição 2008 começou meio morna, mas o campeonato desse ano promete ser o mais disputado de todos os tempos.

Na primeira rodada, alguns times jogaram com a cabeça na Libertadores, outros com a cabeça na Copa do Brasil, outros sem cabeça, foi uma beleza só. A Banca do Futebol não pôde acompanhar todos os jogos, mas analisamos com base em comentários embasados e pressupostos consisos e precisos. Vamos aos jogos:

São Paulo (14º) 0 x 1 Grêmio (6º)

No sábado, o atual bi-campeão nacional, São Paulo, enfrentou um enfraquecido mais sempre grande Grêmio, e pensando mais no Fluminense, foi derrotado por 1 a 0. O jogo foi frio como a tarde-noite paulista. No entanto, nada para se desesperar, do lado paulista, e nem para se animar do lado gaúcho.

Vitória (18º) 0 x 2 Cruzeiro (2º)

Jogo de campeões estaduais. O Vitória marcava seu retorno à elite do País, e o Cruzeiro jogava pra esquecer a eliminação pro Boca. Com um time meia-boca, a equipe baiana não foi páreo para o Cruzeiro, que se começar bem e acumulando vitórias, se torna ainda mais favorito. Já o Vitória, precisa melhorar, senão desce de novo.

Naútico (5º) 2 x 1 Goiás (13º)

Seria um exagero chamar essa partida de jogo dos desesperados, mas não será surpresa se ambos se encontrarem rebaixados depois da última rodada. O Náutico tem mais pinta que pode melhorar, já o time esmeraldino parece ser o pior Goiás em muitos anos. Veremos. Os gols dos pernambucanos foram marcados por Geraldo, que se na habilidade não lembra em nada, mas nada mesmo, o mestre Garrincha, nas pernas tortas é irmão gêmeo.

No domingo:

Coritiba (2º) 2 x 0 Palmeiras (18º)

Mais um confronte de campeões estaduais. No retorno à elite, o time paranaense mostrou que não quer ser figurante e bateu o favorito Palmeiras, que há de perceber que não vai ganhar moleza em nenhum jogo. Destaque para Michael (lê-se Michel), que, corinthiano confesso, veio do Guará e fez um gol e deu assistência em sua estréia no Coxa. Esse gosta de jogar bem contra o Palmeiras.

Botafogo (2º) 2 x 0 Sport (18º)

Ambas as equipes pensam mais na Copa do Brasil. Mas o Botafogo pensou menos e garantiu a vitória contra o não-tão-bom-fora-de-casa-como-em-casa Sport Recife. Dois times que, se não têm folêgo para chegarem no topo, brigarão por uma sul-americana e quisá uma vaga na Libertadores.

Internacional (6º) 1 x 0 Vasco (14º)

Dois times que também jogam no meio da semana pela Copa do Brasil. O Inter com reservas bateu o Vasco, sem Edmundo, por 1 a 0 com um gol no começo do jogo. O time carioca parece se acertar e se tudo der certo, pode ficar com uma vaga na Libertadores. Já o Colorado é um dos candidatos ao título.

Ipatinga (14º) 0 x 1 Atlético-PR (6º)

Em seu primeiro jogo de primeira divisão de campeonato brasileiro, o Ipatinga, que já foi rebaixado no campeonato mineiro desse ano, perdeu por 1 a 0 para o médio Atlético-PR. É fortíssimo candidato ao rebaixamento, e quem sabe a saco de pancadas do Brasileirão. Já o Furacão, como diria El Chavo Del Ocho, nem-me-sobe-e-nem-me-desce.

Portuguesa (9º) 5 x 5 Figueirense (9º)

No jogo mais emocionante da rodada, a Lusa (foto) chegou a abrir 5 a 2 no Figueirense, atual campeão catarinense. Mas como tem coisas que só acontece com o Botafogo, tem coisas que também só acontecem com a Portuguesa, e o time paulista cedeu o empate nos acréscimos. Foi uma bela volta à elite, mas que poderia ter sido melhor. Já no lado catarinense, foi empate com saber de vitória e que motiva o time nas próximas rodadas.

Atlético-MG (11º) 0 x 0 Fluminense (11º)

Um com a cabeça na Copa do Brasil, outro pensando no São Paulo e na Libertadores. Esqueceram de ir pra campo no Mineirão e deu nisso, o jogo mais sem graça da primeira rodada.

Flamengo (1º) 3 x 1 Santos (17º)

Depois da tragédia de quarta, o Flamengo enfrentou um Santos reserva e venceu bem por 3 a 1 na estréia de Caio Jr. O Maracanã estava vazio, o que deve ter sido melhor, uma vez que a torcida está muito decepcionada com o time carioca. O Santos se foca na Libertadores, com boas chances de chegar as semi-finais, e o Flamengo busca vencer o Brasileirão novamente depois de 16 anos.

A próxima rodada será no próximo final de semana, confira os jogos:

Sáb, 17/05/2008

Dom, 18/05/2008
18:10 Santos x Ipatinga
18:10 Figueirense x Coritiba

2 comentários:

João de Andrade Neto disse...

Já começou com alguns tropeços e dá pra ter uma noção de que será um dos Brasileiros mais equilibrados dos últimos anos.

Para mim, os favoritos são (não nesta ordem): Inter, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Fluminense...

Mesmo assim, não dá pra cravar nada, exceto o rebaixamento do Ipatinga!

Anônimo disse...

Concordo com tudo que o joao disse!

Acho que a maior duvida do brasileiro vai ser a seguinte pergunta: O Ipatinga fara mais ou menos pontos que o america de natal??