sexta-feira, 3 de abril de 2009

Inversão de mando e suas consequências

No dia 7 de março, Oeste de Itápolis e Santos se enfrentaram no Pacaembu, em partida válida pelo Paulistão. O Peixe venceu por 2x1, naquela que foi a estreia do garoto Neymar (foto). Tudo normal, se o mandante da partida não fosse o Oeste e o jogo tenha ocorrido na capital paulista, com quase a totalidade de torcedores do Santos.

Esta foi uma clara e escancarada inversão de mando de jogo, que beneficiou um dos times na briga por uma vaga na semi-final, em uma decisão aceita pela Federação Paulista. Na época, o único chato a reclamar publicamente foi o técnico são-paulino Muricy Ramalho, talvez prevendo uma possível disputa entre as equipes por uma vaga no G4.

Mas com o decorrer do campeonato, o rival do Santos pela última vaga na semi mudou. O grande prejudicado com a inversão de campo, apesar da reclamação do São Paulo, foi a Portuguesa. A briga entre a 4ª e a 5ª força do futebol no Estado está equilibradíssima, sendo decidida apenas no saldo de gols. Desta forma, um simples empate que o Oeste tivesse arrancado contra o Santos, deixaria a Lusa em vantagem na disputa.

Vale lembrar que, jogando em Itápolis, o Oeste complicou a vida do líder Palmeiras, que sofreu para empatar em 1x1. Jogando fora de casa, o time do interior foi presa fácil contra Corinthians e São Paulo, perdendo por 4x1 e 3x0, respectivamente.

E outro detalhe: o Oeste figura na zona de rebaixamento. Três hipotéticos pontos naquela época o tirariam da degola. Agora, será que valeu a pena "se vender" em um jogo e colocar em dúvida sua permanência na primeira divisão? Eu, particularmente, acho que não. E torço para que caia, para aprender que no futebol, assim como na vida, tem coisas muito mais importantes que dinheiro!

3 comentários:

Obede Jr. disse...

time pequeno é assim, se vende por pouco e se fode, agora lhe pergunto vale mais uma renda de um jogo ou permanecer com a visibilidade da serie a do paulista?

tem mais é que cair mesmo!

FPF é ridícula, aliás, futebol brasileiro é comandado por ridículos que aceitam inversões de mando, que põe jogos às 22h da noite de quarta, e às 15h45 de quinta!!

outro time de fezes é o Santo André, vai jogar em Londrina contra os 4 grandes de SP e em Chapecó contra Grêmio e Inter! 6 mandos perdidos.. tomara que volte logo pra série B!

FERNANDO. disse...

QUERO UMA MATERIA SOBRE A IRLANDA E AS POSSIBILIDADES REAIS DE IR A COPA DO MUNDO!

Bruno Diniz disse...

Um dia falaremos sobre os países bizarros nas eliminatórias, Fernando.

Qto ao assunto do texto do João, também acho um absurdo essa inversão de mando ter sido aceita.

É claro que a torcida do Santos seria maior em qualquer lugar, até mesmo em Itápolis. Mas as coisas poderiam ter sido dificultadas para o Santos, que teria, ao menos, que fazer uma viagem longa.

O Oeste vai cair por um ponto e o Santos vai ser eliminado pela Ponte Preta.

Não acreditam? Como diria um (nem tão) amigo meu: Aguarde e confie! hahahah