sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Os milanistas pedem mudanças

Acompanho futebol, com uma certa dose de consciência tática, posicionamento dos atletas em campo, desde 1995, e sempre repudiei técnicos que pensem o jogo defensivamente. Aquela máxima do Carlos Alberto Parreira de que o gol é um mero detalhe, embora o próprio tenha armado equipes ofensivas, vide o Corinthians de 2002.


Mas, nesses 14 anos de rodagem, não recordo de ter visto um técnico tão medroso quanto o Carlo Ancelotti, do Milan. A cartilha do treinador proíbe escalar o time com dois atacantes e, quando ele opta pela formação, a Itália fica perplexa. Se o Milan está vencendo, nada mais comum para o treinador do que tirar um avante e colocar um marcador.


Ontem me coloquei na pele dos torcedores do rubro-negro. Mesmo jogando mal, a equipe vencia o Werder Bremen pela fase eliminatória da Copa da Uefa por 2 a 0, até que recuou, cedeu espaço para os visitantes, Ancelotti pôs seus jogadores na defesa. Resultado: os alemães empataram, deixando os rossoneri fora da disputa.


O resultado evidencia o que deveria ser feito ainda na temporada passada. O Milan necessita de uma reformulação imediata no elenco, mudança que passa obrigatoriamente pela saída do técnico e de alguns jogadores. Um time que tem no elenco Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Pato, para ficar só nos brasileiros, não pode ficar fora da Liga dos Campeões, muito menos ser eliminado precocemente de um torneio de segunda linha da Europa. Acorda Berlusconi.


Dida não tem mais bola para atuar numa equipe da grandeza do Milan, se é que um dia teve. No miolo de zaga, o ídolo Maldini, com mais de 40 anos, já passou da idade de abandonar os campos. O excelente Pirlo, que fez uma grande Copa do Mundo em 2006, parece sem a mesma motivação de outros tempos, situação inversa a do atacante Inzagui que, no entanto, está em fase descendente na carreira, assim como Shevchenko. Todos craques, que serão eternos em Milão, mas que hoje só atrapalham a evolução do clube.


Embora a janela de transferências só reabra no meio do ano, passou da hora do Milan começar a montar um novo time, afinal a temporada atual foi pelos ares. O rubro-negro sequer nutre chances de levantar o scudetto, já que enxerga a rival Internazionale bem longe na tabela de classificação, com 11 pontos de vantagem.

2 comentários:

Bruno Diniz disse...

O Ancelotti é mto fraco faz tempo. Nem sei como está há tanto tempo no Milan.

A reformulação do elenco já demorou a ser feita. Eu pensava que isso aconteceria no fim da última temporada, q foi um fiasco, mas continuamos vendo as mesmas caras enrugadas em campo.

No entanto, jamais, JAMAIS!, fale mal do monstro Inzaghi! hahahaha
Esse cara é foda, faz gol em todas as finais e jogos decisivos. Sem contar q é a raça em pessoa.

Inzaghi e Gattuso são monstros!!!

João de Andrade Neto disse...

Eu acho que se o time quer jogar defensivamente, que pare de gastar dinheiro contratando Alexandre Pato, Shevchenko e Ronaldinho. Contrate zagueiro, porque os que estão lá já deram o que tinham que dar. A linha defensiva do Milan é praticamente um museu!

Creio que este seja o último ano de Ancelotti à frente do Milan! Até o Leonardo está sendo cotado pra assumir o time, o que acho pouco provável.

Mas na próxima temporada a primeira mudança é a entrada do zagueiro Thiago Silva, que vai dar um gás novo para a defesa. E as mudanças devem continuar com um mais goleiro, dois lateral, uns dois meio-campistas mais novos (sugiro Fábregas, por exemplo) e, principalmente, um técnico que saiba aproveitar seus jogadores.