quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A polêmica dos ingressos para o clássico

O assunto da semana no futebol paulista foi a decisão do São Paulo em destinar apenas 10% dos ingressos para a torcida do Corinthians no clássico do próximo domingo, no Morumbi. Desde então, a repercussão foi grande na mídia e aumentou a tensão para o jogo.

Os motivos, ao contrário do que anda sendo comentado, não é simplesmente o São Paulo usar seu estádio e fazer valer o fato de ser o mandante. A questão vai muito além da rivalidade, da vontade de ser maioria na sua própria casa ou qualquer outro motivo. O argumento tricolor é simples: lado financeiro.

O Morumbi, para quem não conhece, é dividido em quatro cores: azul e vermelho (nas laterais), laranja e amarelo (atrás dos gols). A arquibancada azul já é, há algum tempo, prioridade dos sócios-torcedores, que pagam uma mensalidade ao clube e compram ingressos pela metade do preço.

Além disso, tem a nova jogada de marketing do Tricolor, que é o Espaço Visa. A empresa de cartões de crédito, em parceria com o São Paulo, tem direito da venda de entradas para os setores vermelho e amarelo. Estes ingressos são vendidos desde o começo do ano, inclusive em forma de pacotes, o que impossibilita o repasse da área para torcidas adversárias. Afinal, muitos são-paulinos já garantiram sua ida ao estádio neste espaço.

Resta, então, a arquibancada laranja. Os torcedores não-sócios e que não compraram pelo cartão de crédito também têm direito de comprar seu ingresso. E a laranja é a área que restou. Por isso, esta parte é dividida entre são-paulinos e torcedores adversários.

A questão tricolor não é contra o Corinthians. A ação será contra qualquer adversário, seja Palmeiras, Santos, Boca Juniors ou Mirassol. Portanto, não houve má fé do São Paulo contra o rival alvinegro, como foi reclamado pelos corintianos.

O que pode ser questionado é a perda da neutralidade do Morumbi e o fim do "encanto" dos clássicos com estádio dividido. E a retaliação dos adversários, dando apenas 10% dos ingressos nos clássicos em que forem mandantes, seja no Pacaembu, no Palestra Itália ou na Vila Belmiro, é mais que justa e é aceita pelo próprio São Paulo.

No meu ponto de vista, o futebol perde muito com o fim do "confronto pacífico" das torcidas. É o fim de uma Era nos estádios paulistas. Mas faz tempo que o futebol passou a ser tratado como um negócio e o fim do "encanto" dos clássicos é apenas mais uma das consequências.

E você, o que acha da decisão do São Paulo em repassar apenas 10% dos ingressos aos rivais?


3 comentários:

Bruno Diniz disse...

O São Paulo está mais doque certo em disponibilizar só os 10% aos visitantes. O mandante tem odireito de jogar em casa e de dar somente essa cota aos adversários.

A grande questão discutida não deveria ser essa e sim que nos dois maiores clássicos do time do Jd. Leonor - contra Corinthians e Palmeiras - ele será o mandante.

Tabelinha beeeem tendenciosa.

Obede Jr. disse...

Tenho outra visão, apesar da do João ser bastante explicativa, mas o SP tbm tomou essa atitude por causa da FPF ter colocado o clássico Palmeiras x Corinthians em Ribeirão.

O jogo, possível volta do Ronaldo, e se for, vai atrair atenção da mídia internacional, além de ter o estádio lotado, dinheiro para o SP e propaganda do estádio, maaas, agora o jogo é no interior e, bravinhos, diretoria do Jd. Leonor acabaram com o acordo de cavalheiros e agora indicam essa decisão dos 10%.

Estão no direito deles, mas acho que não necessitava essa polêmica. Era só avisar antes do campeonato começar, e não em cima da hora para mostrar que mandam e as coisas são do jeito deles.

Bruno Diniz disse...

A polêmica quem criou foi o Corinthians. Ninguém precisa avisar nada antes. Mando do SPFC, ingressos pro SPFC.

E o Mário Gpbbi já disse que Ronaldo não vai estrear contra o Palmeiras. Vai estrear em São Paulo, num jogo onde só tenha torcida do Corinthians.