sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Dança dos técnicos no pós-Brasileirão!

A dança dos técnicos começou! Com o final do Campeonato Brasileiro, começa o planejamento para a temporada de 2008 e o primeiro passo é definir o melhor treinador para comandar a equipe.


Mano Menezes foi mais o rápido. Antes mesmo de terminar o Brasileirão, anunciou que deixaria o Grêmio após quase três anos. E surpreendeu a todos, confirmando um acerto com o rebaixado Corinthians. Uma bela contratação, diga-se de passagem... O Grêmio, por sua vez, não perdeu tempo e acertou com Vagner Mancini, que estava no futebol árabe.

Em seguida foi a vez do Cruzeiro. Com a vaga na Libertadores, liberou Dorival Júnior e conversou com alguns treinadores. Após negativa de Mano, acertou com Adílson Batista, que estava no Japão.

O Vasco, por sua vez, resolveu não continuar com Valdir Espinosa. Em seu lugar, assumirá o baixinho Romário, que está preventivamente suspenso dos gramados após ser pego em um exame antidoping. Ele deve comandar a equipe cruzmaltina pelo menos até o final do Carioca.

Caio Júnior também teve um decisão no mínimo diferente. Ele decidiu deixar o Palmeiras depois da maior torcida organizada do time declarar que pressionaria a diretoria alviverde para que o técnico deixasse o Verdão. Segundo os torcedores, Caio ainda não é experiente o bastante para comandar o Palmeiras. O treinador também não perdeu tempo e, no mesmo dia, acertou com outro alviverde, o Goiás.

O antes badalado Emerson Leão (foto) não renovou contrato com o Atlético Mineiro e também está no mercado. Ele preferiu não reduzir o seu salário e, por isso, deixou o Galo no ano de seu centenário.

Se alguns clubes trocaram rapidamente de treinadores, outros ainda continuam em dúvida. O Santos ainda não renovou com o estrategista Vanderlei Luxemburgo e aguarda as eleições de presidente no clube praiano para iniciar as negociações.

A relação de amor e ira de Cuca com o Botafogo também está em xeque. O bom treinador deve continuar no Fogão para 2008, mas uma proposta do Palmeiras pode dificultar a vida do time carioca.

Os outros grandes clubes apostam na permanência dos seus treinadores nesta temporada. O campeão brasileiro São Paulo aposta em Muricy Ramalho para a disputa da Libertadores.

O Flamengo mantém Joel Santana e sua prancheta, que deram a vaga na Libertadores ao rubro-negro. O rival Fluminense também continuará com Renato Gaúcho no comando. O Internacional segurou Abel Braga para 2008 e o Atlético Paranaense ficará com Ney Franco para 2008.

Essas são as mudanças para a próxima temporada. Ou melhor, até o momento. As negociações devem continuar pegando fogo e qualquer novidade você poderá ler na 'Banca do Futebol'!

Veja os técnicos no mercado:

- Nelsinho Baptista (ex-Corinthians)
- Dorival Júnior (ex-Cruzeiro)
- Emerson Leão (ex-Atlético Mineiro)
- Valdir Espinosa (ex-Vasco)
- Celso Roth (ex-Vasco)
- Mário Sérgio (ex-Figueirense e Botafogo)
- Zetti (ex-Fortaleza)
- Geninho (atualmente no Sport)
- Paulo Autuori (no futebol árabe)

6 comentários:

Jean Minganti disse...

Alguns casos de saída do treinador são por falta de entendimento entre as partes. Na maioria das vezes em relação ao salário. Até ai, faz parte. Se não entra em um acordo, cada um vai pra um lado.

Mas no caso do Palmeiras, até onde eu sei. Já estava praticamente fechado. Mas a torcida organizada pedia a cabeça do Caio Jr e jurou que iria infernizar o clube até que ele saisse.
É ridiculo que o clube aceite a pressão desses torcedores, tão fanáticos que acabam atrapalhando tudo.

Na minha opinião, o Caio Jr estava indo bem. Montou um bom time, trouxe bons jogadores e estava melhorando a qualidade da equipe. Tudo isso leva tempo. Não dá para fazer de um dia para o outro. E a torcida fanática não tem paciência, quer resultados imediatos. Não é assim.
E o pior disso tudo, é o clube tomar a decisão em cima do que a torcida acha.
Pô, vai trazer quem agora ? Dorival Jr ? Pra mim é seis por meia duzia.
O Caio Jr pode não subsitituir bem durante as partidas. Mas por outro lado se monstrou um bom estudioso e esta no caminho certo.
Bom para o Goias que levou um bom técnico!

João de Andrade Neto disse...

Concordo com vc, Jean... o Caio Jr estava acertado já, mas a diretoria ficou com medo da pressão da torcida, que prometeu infernizar.

Só que a mesmo torcida já prometeu infernizar o Dorival Junior se ele vier. Ou seja, é mais um que não deve fechar. Então resta saber quem eles querem... aliás, quem eles querem e que seja viável. Porque falar que quer o Felipão é muito fácil, ele não virá mesmo!

Um ótimo nome seria o Cuca. Ele fez no São Paulo o mesmo trabalho que o Caio fez no Palmeiras: deixo o clube pronto para as glórias, mas não colheu os frutos!

E se o Palmeiras tivesse decidido antes, poderia ter brigado pelo Mano Menezes.

Só que mais uma vez a diretoria dormiu no ponto! Depois arranjam desculpas e mais desculpas para os insucessos!

Obede Jr. disse...

É um festival de troca de técnicos agora!

No entanto, venho defender a diretoria do Palmeiras, sim, defender. Porque ela não demitiu o Caio Jr., ele decidiu sair, porque se sentiu frustrado e com medo da pressão da torcida. Aliás, pressão mais do que normal e que não seria a primeira vez! No Palmeiras, criticaram até o Felipão, então dá pra ter uma noção de como funciona.. hehe

Ou seja, a diretoria apenas aceitou a decisão do Caio Jr. Eu era a favor dele continuar, mas se mostrou covarde e agora eu não lamento mais!

Sem contar que em 2009 tem novas eleições no Palmeiras, e para a situação eleger o sucessor do Della Monica é preciso que o Palmeiras ganhe títulos em 2008! Senão a oposição ficará ainda mais forte..

E acho o Dorival Jr. uma boa opção e se for trocar 6 por meia dúzia, por que estamos reclamando a saída do Caio Jr.?

Vamos ver..

João de Andrade Neto disse...

Ele decidiu não continuar, mas precisa saber o porquê, né. A diretoria não fez questão alguma de segurar o Caio.

Se quisesse, teria renovado antes, durante o campeonato ou logo que acabou. A diretoria ficou com receio da torcida, sim.

E não é trocar 6 por meia dúzia, no meu ponto de vista. O Caio já conhecia o elenco, sabia com quem podia contar e como, além de saber a necessidade de reforços.

O Dorival, se vier (porque a diretoria deve continuar com medo da torcida), vai ter um tempo pra adaptação e conhecer o time todo.

Mas é capaz de dar certo. A minha humilde sugestão seria do Cuca. Acho um treinador muito bom!

Bruno Diniz disse...

Essa do caio Jr. realmente não deu pra entender. Por mais q a torcida estivesse pegando no pé dele, trocar Palmeiras por Goiás parece até brincadeira.

Mostrou que é beeem covarde e que tem q treinar Paranás pelo resto da vida.

Acho que a diretoria do Palmeiras, entre Cuca e Dorival Junior, deveria ficar com o Junior, que é mais técnico que o Cuca, tem identificação com o clube e, o mais importante, não é maluco.

O Dorival é jovem. Tem um estilo muito parecido com o do Muricy, em quem ele se espelha muito. Acho q será uma boa pro Verdão.

Agora, o Cruzeiro mandar o Dorival embora pra pegar o Adilson Batista, é piada, né?

Jean Minganti disse...

Nossa...falou tudo...o que a diretoria do Cruzeiro está pensando? Q merda fizeram!
Disseram que queriam um tecnico mais experiente com LIbertadores e trouxerom o Adilson ? Experiência só se for como jogador, pq como técnico nada!!
E o Dunga é a prova de que experiência como jogador nao vale como treinador.

O que eu quis dizer com 6 por meia duzia é sobre o perfil deles. Não sou profundo conhecedor do Dorival Jr, mas pelo trabalho que fez no Cruzeiro recentemente, não parece ser melhor que o Caio Jr. Parece mesmo nível. E não só o Caio Jr, como qualquer tecnico precisa de tempo pra desenvolver um trabalho. Não estou falando que o Dorival seja ruim. Mas ele tem q começar do zero, tem q se ambientar, conhecer, o time tem q se acostumar com sua maneira..e duzentas outras questões.

Pra mim sempre é um risco trocar o tecnico. A nao ser que ele esteja mt mal, claro. O que nao era o caso do Caio JR.

E nao acho que ele deixou por pressao. Acredito mais na diretoria não renovando com ele por causa da pressao da torcida, do que ele deixar. Pq ela ja estava convivendo com isso e agora teria mais uma boa chance no Paulista para continuar seu trabalho...