terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Raio-X de uma tragédia anunciada

O ano de 2007 entrará para a história do Corinthians. Clube com a segunda maior torcida do Brasil, o Timão deu vexame durante todo o ano e coroou a temporada com o inédito rebaixamento para a Segunda Divisão.

Após um fracassado Campeonato Paulista, onde sequer se classificou entre os quatro melhores, também foi eliminado na Copa do Brasil. A eliminação veio contra o Náutico, que mais para frente revelaria-se um cruel algoz do Timão.

Superados os revés, veio o Campeonato Brasileiro. E a preparação foi péssima. Com jogadores da base, montou um time ruim tecnicamente. Os reforços vinham aos montes, mas de clubes como Bragantino e Ponte Preta.

O nível era baixíssimo, mas uma seqüência de vitórias no início iludiu o torcedor corintiano. Com o passar do tempo, a realidade veio à tona. A saída de Willian, um oásis de qualidade no meio-de-campo, deixou evidente a fragilidade do time.

No comando, passaram Carpegiani, Zé Augusto e Nelsinho Baptista, que tiveram a obrigação de organizar o time do Corinthians. Não conseguiram. Os jogos sucediam-se e os jogadores apenas entravam em campo. Derrotas em casa, fora, pontos perdidos que seriam importantes no futuro.

Apenas dois jogadores mereceram elogios. O primeiro é o responsável pela possibilidade de lutar contra o rebaixamento. Sim, porque sem o goleiro Felipe (foto) o Corinthians teria caído muito antes, junto com o América-RN. Fez defesas brilhantes, jogos fantásticos e foi o melhor jogador do Timão no torneio.

O outro foi o limitado, porém esforçado, centroavante Finazzi. Autor de 12 gols no torneio, deu algumas vitórias magras ao time paulista, além da chance de sonhar com a permanência na elite do Brasileirão.

E a reta final do Brasileirão chegou. Uma possível vaga na Libertadores, como havia sido cogitada, ficou em um passado bem distante. Uma posição intermediária e tranquila parecia possível, mas não foi o que se viu no time do Corinthians. A luta seria mesmo contra o rebaixamento.

Garra não faltou! Sejamos justos. O time brigou, lutou e fez o que pôde. Mas a limitação técnica foi evidente. O que esperar de jogadores como Iran, Moradei e Clodoaldo? Nada! O Corinthians se reforçou apenas com jogadores de Série B.

As últimas esperanças vieram dos juniores. Dentinho e Lulinha, dupla de sucesso nas categorias de base, entraram na fogueira e claramente sentiram a pressão de ter que salvar o Corinthians. Nada conseguiram fazer, apesar da força de vontade.

A Fiel Torcida esteve presente, apoiou o time além do imaginável. A paciência durou mais do que era esperado e lógico. Incentivou em treinos, compareceu e empurrou o time nos jogos, seja em São Paulo ou fora do Estado. Mas o problema estava mesmo dentro das quatro linhas. E que problema...

A favor do Corinthians estavam os seus concorrentes diretos. Goiás e Paraná 'esforçavam-se' para ficar com uma vaga entre os rebaixados. Os dois também perderam jogos fáceis e não demonstravam a mínima vontade de permanecer na Série A.

Há três rodadas do final, conseguiu um empate heróico contra o rival direto Goiás, fora de casa. Graças novamente ao ótimo Felipe, que pegou um pênalti. Em casa, perdeu para o desinteressado Vasco e teria que decidir no Sul, contra o forte Grêmio. Contava com uma combinação de resultados, que poderia salvá-lo.

Em campo, a mesma deficiência técnica dos últimos jogos. Um gol do gremista Jonas antes do primeiro minuto aterrorizou o time paulista. O empate veio, mas a combinação de resultado não. O Inter, aquele mesmo da "final" de 2005, que havia sido prejudicado na disputa pelo título com o Timão, não conseguiu salvar o Corinthians.

Os rivais riram e tiraram sarro. Os corintianos choraram e deram uma bela demonstração de amor. Denominaram-se loucos, declararam seu amor pelo clube e pediram: Não pára de lutar! As lágrimas dos fiéis torcedores correram. Uns, de tristeza. Outros, de raiva.

A conturbada e obscura parceria com a MSI deu seus resultados. Contratações estranhas, sem lógica e sem limites, clara lavagem de dinheiro e muitas polêmicas. Tiraram o presidente Alberto Dualib do comando, mas de nada adiantou. Foi tarde demais...

E culpá-lo por tudo é muito fácil. Ainda mais para o atual presidente, Andrés Sanchez, que fazia parte da diretoria de Dualib e vivia ao lado de Kia. O resultado está aí: o Corinthians jogará a Segunda Divisão em 2008.

E o Timão que não pense que terá vida fácil na Série B. Muita coisa terá que mudar no Parque São Jorge para que o time possa recuperar a confiança, o bom futebol e voltar a elite do futebol nacional!

3 comentários:

Camis disse...

Ai, me dá calagrios lembrar da derrota do tricolor para o timeco por 1 a 0...
Maaaaaaas, o que importa é que fomos campeões com quatro rodadas de antecedência!
E eles foram rebaixados!
Quero ver se vão conseguir subir!!
Beijo!

Jean Minganti disse...

Isso tudo é consequência de uma gerencia fraca. Tudo que o São Paulo tem hoje, como exemplo de organização, o Corinthians nem chegou perto.
Isso não é exclusividade do Corinthians, outros grandes clubes também deixam a desejar, e muito, em relação a seus dirigentes. Mas o Corinthians conseguiu somar isso com o time mais fraco do clube que eu já vi, com uma parceria que nem mesmo os corintianos acreditavam e tinha que dar nisso mesmo. Série B !
Para qualquer jogador das categorias de base do Corinthians que você perguntar: E ai ? Como está lá no Corinthians? ...a resposta será..."ah..o de sempre né...aquela bagunça"...
E que isso sirva de exemplo para todos os outros clubes que não queiram chegar ao ponto que o Corinthians chegou.

Concordo com uma coisa que o novo presidente deles disse. E que deveria ser feito em todos os clubes. Contratar dirigentes que saibam administrar, formados na área específica em que vão trabalhar no clube. Mas parece que foi só da boca pra fora. Tudo indica que seu novo diretor de futebol será o recem aposentado e amigo Antonio Carlos.

Se segura ein, Corinthians! rs...se continuar assim a série B vai durar mais do que somente uma temporada..

Obede Jr. disse...

Quiseram dar uma de espertão e tomaram!

Parceria inovadora com dinheiro sujo e contratos duvidosos.. jogadores sem amor ao clube que deixaram o time na primeira oportunidade..

Contratações pífias, quantidade e não qualidade, queimaram jogadores da base, que é uma das melhores do País, apesar de todos os problemas..

Não respeitaram milhões de torcedores e hoje são eles que pagam, porque os jogadores vão pra outros clubes, e os cartolas tem seus outros negócios..

Por isso que eu falo, o time é de quem o ama, é de quem torce e chora por ele..

Resta aguardar se eles terão a força pra subir, porque a série B é concorridíssima!