
Adriano chegou ao Tricolor após o clube paulista ter se sagrado campeão brasileiro, com uma campanha irretocável e uma formação sólida, com estilo de jogo definido. A posse de bola era valorizada e o time atacava sem pressa de concluir à gol.
A entrada do Imperador no time mudou a forma do São Paulo jogar. Foi possível notar isso no clássico contra o Corinthians, no último domingo. E o resultado, tanto do jogo quanto da nova forma de atuar, não agradou a torcida são-paulina.
Os jogadores de meio-de-campo, principalmente Hernanes e Richarlyson, pareciam mais afobados e apressados para a conclusão das jogadas. E o pior: um festival de cruzamentos na área. Não importava a parte do campo em que estivessem, Souza e Richarlyson tentavam alçar todas as bolas para Adriano.
Apesar de contar com Aloísio em 2007, o São Paulo não atuava desta maneira. Apesar de faltar um meia de ligação, a bola era muito bem trabalhada antes da finalização. Talvez por isso esteja difícil do time engranar neste início de temporada.
É possível, e provável, que seja apenas mais uma série de testes de Muricy Ramalho, em busca da formação e do estilo de jogo ideiais para o Tricolor em 2008. A tendência é que o time volte a atuar no 3-5-2, com Hernanes e Richarlyson dominando o meio-de-campo, tanto na marcação quanto na armação das jogadas.
Agora é esperar para ver se esta será a cara do São Paulo 2008 ou se o time mudará muito no decorrer da competição.