segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Fator Mário Sérgio

A Portuguesa, recém rebaixada no Brasileirão, demitiu Estevam Soares na primeira rodada do Campeonato Paulista e o inferno rubro-negro parecia que seria sem fim. A diretoria logo se mexeu e contratou Mário Sérgio, técnico com péssimos trabalhos nos últimos anos. E a torcida logo se arrepiou.

Mais um ano de sofrimento? Não é o que parece. Sob o comando do treinador, apenas uma derrota. Derrota essa que aconteceu um dia após sua contratação, contra o São Paulo, quando dirigiu o time sem tê-lo treinado. Depois disso, oito jogos invicto e a quinta colocação na tabela do Paulistão.

O que Mário Sérgio trouxe de diferente para a Lusa? Basicamente, confiança. De que adiantava jogar bem se a equipe só vinha perdendo? Assim, o treinador fortaleceu o esquema defensivo da Rubro-verde. O jogo bonito deixou de existir, mas os resultados vieram.

Mário Sérgio, homem de declarações fortes desde os tempos de jogador, fechou o grupo com ele. Chegou até a dizer que o elenco lusitano é “uma ilha, no meio da guerra política que afeta o clube”. Sem contar a implicância da torcida, que ainda não “engoliu” o estilo de jogo do técnico.

Fato é que Mário Sérgio veio para levantar o moral da boa equipe da Portuguesa, que andava muito desmotivada. Se a Lusa classificar para as semifinais, não será surpresa e Mário Sérgio terá grande parcela de responsabilidade sobre isso.

3 comentários:

Obede Jr. disse...

Nunca gostei do Mário Sérgio, pq eu acho q ele vive disso mesmo, de pegar um grupo mal emocionalmente e lhe dar confiança, apenas isso..
Sei que é importante, e que está dando resultado, mas é preciso mais para conquistar resultados importantes.. Mário Sérgio nunca manjou nada de nada, não sei como ele consegue ficar empregado!
Mas se pá fará o feito de classificar a Lusa pras semis..

Antonio Kurazumi disse...

Concordo com o Obede. Tenho o Mário Sérgio como aquele cara que entende muito sobre questões táticas, que enxerga de forma diferenciada uma partida, o que ficou provado na época em que era comentarista. Porém, ele não consegue transmitir aos jogadores suas idéias.
O bom trabalho que o Mário realiza na Portuguesa, eu diria, é uma das grandes surpresas dos últimos tempos no futebol.

Domiciano disse...

Sempre achei o Mário Sérgio um treinador que conhece muito de futebol. Sabe armar suas equipes e faz boas leituras de um jogo.
O Atlético-PR campeão de 2001 foi montado por ele, o São Caetano, campeão de 2004 também. Sem falar que o Mário Sérgio salvou o São Paulo do rebaixamento em 1998. No entanto, o grande problema dele é justamente o relacionamento com os altetas. Se conseguir melhorar isso, permanecerá entre os principais técnicos brasileiros.