segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pane tricolor e fim da invencibilidade

Após cinco meses e meio, ou 22 jogos, o São Paulo voltou a perder. A invencibilidade chegou ao fim neste domingo, contra o Santo André, em pleno Morumbi. A derrota por 2x0 fez o Tricolor ficar de fora do G4 do Paulistão e trouxe de volta o velho e costumeiro mau humor do técnico Muricy Ramalho, que distribuiu respostas secas e grossas aos jornalistas.

Em campo, o São Paulo continua com o mesmo estilo de jogo característico em 2008. O toque de bola, a forte defesa e a falta de criatividade são marcas registradas do Tricolor, que encontra grandes dificuldades ao enfrentar times mais fechados. A solução, como sempre, passa a ser os cruzamentos na área, buscando Washington, mas com um aproveitamento baixíssimo.

Hugo, o articulador do time, não chega nem próximo de um meia armador. É um ponta de lança, quase um segundo atacante. Faz gols, sabe dar combate (fato muito importante para Muricy), mas não sabe criar. Hernanes pode ser adiantado, mas assim perde todo efeito surpresa de sua chegada como volante. Dagoberto é muito ofensivo e carrega demais a bola para jogar nesta função. Arouca tem um ótimo toque de bola, mas é segundo volante.

Ou seja, falta o tal meia. O papo não é novo, afinal, Muricy pede um camisa 10 desde a saída de Danilo, no final de 2006. A especulação já girou em torno de muitos nomes, como Conca, Juninho Pernambucano e Verón. Mas o fato é que não virá ninguém e o treinador terá que se virar com o elenco que tem. Elenco, diga-se de passagem, muito bom. Mas sem o tal meia!

E aí, mesmo assim o Tricolor chega como favorito para a Libertadores, o Paulistão e, mais tarde, o Brasileirão? Você acha que Muricy tem em mãos o melhor elenco do Brasil?

2 comentários:

Bruno Diniz disse...

Não tenha dúvidas que o São Paulo tem o melhor (e um dos mais caros)elenco do Brasil. Sempre entra como favorito em qualquer competição só que estamos vendo o mesmo problema do ano passado.

Washington chega como Adriano chegou. Não é confesso, mas o camisa nove é o intocável no ataque do SP e esse é grande problema.

Borges e Dagoberto deixam o ataque leve, com mobilidade. Washington é um poste, só sabe jogar com bola aérea e engessa o time.

O São Paulo só vai voltar a jogar bem quando parar de sacrificar um estilo de jogo de sucesso para ajudar a principal contratação do ano.

Obede Jr. disse...

Acho que início de temporada não define bons elencos. Se for assim, um time que vence com os reservas fora de casa, deve ser julgado como de melhor elenco não?
Concordo com o Bruno, mudar o estilo de jogo vai ser, de novo, decisivo para uma feliz ou não temporada.
Centro-avante no SP só serve se for um do estilo Keirrison, ou Nilmar, no máximo um Aloisio, que apesar de grande se movimenta e dá bons passes.
Esse ano, acredito que o SP terá adversários mais fortes, o próprio Inter e Grêmio, o Cruzeiro, o Palmeiras, e precisa melhorar, porque não acho que o apagão adversário no brasileirão passado deva se repetir.