domingo, 25 de novembro de 2007

Só resta 1 vaga!

A penúltima rodada do Brasileirão ainda não acabou, há jogos na quarta-feira. No entanto, a briga pela Libertadores ganhou 2 novos vencedores. Flamengo e Santos, com as vitórias de hoje e derrotas de Palmeiras e Cruzeiro, se classificaram para a disputar a América no ano que vem.

O Mengão levou mais de 82 mil pessoas, novo recorde de público do campeonato, e bateu o Atlético-PR com gols de Renato Augusto (foto) e Juan, o segundo, impedidíssimo, mas valeu! O time de Joel Santana, sim, Joel Santana, o da prancheta, teve uma arrancada fulminante no final do campeonato e, de postulante a rebaixado, conquistou de forma brilhante a vaga para a Libertadores.

Já o Santos de Luxemburgo consegui a vaga de forma emocionante. Até os 28 minutos do segundo tempo, o Peixe perdia por 2 a 0 para o Paraná, na Vila Capanema. Porém, o caboclo artilheiro baixou em Kléber Pereira e o atacante fez 3 gols em 10 minutos, virando o jogo e classificando o time de Vila Belmiro para Libertadores de 2008. O time paranista se complicou na fuga do rebaixamento e agora precisa torcer, ainda mais, contra Goiás e Corinthians que jogam no meio da semana.

Os outros dois times que entraram hoje em campo na briga pela Libertadores perderam. O Palmeiras foi até Porto Alegre e enfrentou o atual campeão do Mundo, Internacional. Já sem aspirações no torneio, o Colorado parecia que não criaria problemas ao Verdão. E não criou. Com um gol mal anulado de Makelele e um gol oportunista de Fernandão, após falta de Iarley no começo da jogada, o Inter terminou o primeiro tempo com um injusto 1 a 0.

No segundo tempo, o Palmeiras voltou pior e o Inter soube administrar o placar, até que Fernandão fez o milésimo gol do certame e ampliou para 2 a 0. Rodrigão ainda descontou para os paulistas com uma bonita bicicleta, mas era tarde. 2 a 1 Inter.

O resultado só não foi pior para o Verdão porque o Cruzeiro, jogando na Ilha do Retiro, perdeu para o Sport por 1 a 0 e permaneceu 1 ponto atrás do alvi-verde paulista. Em franca decadência no campeonato, a Raposa, que chegou a estar virtualmente classificada para a Libertadores, agora torce para um tropeço do Palmeiras contra o Atlético-MG, seu maior rival, em São Paulo. Será que o Galo dará uma força?

Outro time que ainda sonha com a vaga é o Grêmio, que no sábado bateu o América-RN por 3 a 0 em Natal. Os gaúchos somam os mesmos 57 pontos do Cruzeiro, mas perdem no saldo de gols, e domingo que vem torcerão por uma derrota ou empate do Verdão. Só resta uma vaga!

E pra você, quem leva essa última vaga para a Libertadores?

15 comentários:

Bruno Diniz disse...

Não tinha como o Flamengo ficar de fora da Libertadores. Fizeram de tudo pra eles se classificarem.

Parabéns pra torcida que lotou o Maracanã nesse que foi o jogo da vergonha, pois o Flamengo tinha perdido um mando de campo, mas os tribunais (sempre eles) fizeram o favor de suspender a punição, afinal, era o Flamengo, oras.

Isso foi suficiente e ainda dão um gol impedidississímo como o do Juan.

Enquanto isso, no Beira rio, Wagner Tardelli operava o Palmeiras.

Ainda bem que o campeonato já está no fim, porque eu, particularmente, não aguento mais.

Leandro disse...

Flamengo ao lado do sp sao os times mais favorecidos...

O presidente do flamengo falo que se tivesse mais 10 rodadas eles seriam campeao, e se tivesse 10 a menos? taria na segunda ...

Atletico Mg vai da uma força dupla pro timao, ganha do goias quarta e dos porcu domingo hahaha

Obede Jr. disse...

É um absurdo!! Eles querem fazer a gente perder gosto pelo futebol!! É incrível!!

O time Flamengo está de parabéns, jogou muito bem na reta final.. agora a o clube Flamengo é muito favorecido, hoje era pra ser com portões fechados e ainda teve gol impedido, oq é de menos, pq o Furacão não almejava nada..

Mas a forma como ROUBAM o Palmeiras para ajudá-las é vergonhosa.. primeiro, o efeito suspensivo.. depois a punição ao valdívia.. e o não julgamento do efeito suspensivo, e depois o não julgamento da diminuição da pena.. nossa.. mta sem vergonhisse.. eu não duvido que agora julguem e até o absolvam de tudo!!

Mas eu tenho fé que ano que vem vamos pôr as cartas na mesa.. pq não se compra Libertadores tão facilmente como se compra brasileiros com essa corja.. e o Palmeiras estará lá e vai mostrar seu valor!

João de Andrade disse...

Hahahahaha depois falam dos meus textos tendenciosos!

Essa falta no Dininho não existiu ou, no mínimo, era um lance interpretativo. Estranho é jogar SEMPRE a culpa na arbitragem. SEMPRE! O erro bisonho do David sequer foi citado... o gol impedido do Rodrigão (um golaço, por sinal), menos ainda.

O Flamengo teve a ajuda extra, mas fez o essencial: jogou mta bola. Aproveitou o apoio da torcida, embalou e atropelou todo mundo. Apesar dos auxílios dos tribunais, mereceu a vaga.

O mesmo não podemos falar de Cruzeiro e Palmeiras, que estão fazendo o possível (e o impossível, no caso do Cruzeiro) para ficar de fora. Ontem os dois times não jogaram nada. No Beira-Rio, parecia que o Inter é que estava disputando uma vaga. E o Cruzeiro há tempos que não joga nada...

Apesar do time fraco sem o Valdívia, o Palmeiras deve ficar com a última vaga. Mas só pq enfrenta o fraquíssimo Atlético. O Cruzeiro e o Grêmio devem vencer seus compromissos e vão secar o Palmeiras até o último... mas acho que não será o bastante.

Obede Jr. disse...

Esse Sr. de Andrade Neto só pode estar de brincadeira! Só pode..

Normal ele achar que a arbitragem não prejudicou, afinal, são-paulino que é, ele nem deve saber o que isso, uma vez que seu time só foi ajudado!

Fomos roubados sim! Foi falta no Dininho sim, ele empurra claramente e na frente do árbitro, que não deu pq não quis.. e o gol anulado do Makelele mudaria a história do jogo! Palmeiras jogou mal o segundo tempo, mas depois de vários fatores que já tinham alterado a história do jogo!

É assim que se muda um campeonato, com esses 'erros' em determinados momentos.. anulação de gols e validação de outros..

Mas é mais fácil falar que o Palmeiras jogou mal o segundo tempo, do que admitir, que mesmo sem Valdívia, jogamos melhor no primeiro tempo, fomos prejudicados e o Inter achou um gol, achou! pq naum jogava nada!!

Mas deixa estar.. ano que vem é outra história!

João de Andrade disse...

Eu concordo que o Palmeiras foi prejudicado. O gol mudaria a história do jogo e tudo aquilo que todos nós sabemos. Acho que o Edinho tinha que ser exoulso, assim como o Pierre foi expulso corretamente.

Foi prejudicado? Sim. Perdeu só por isso? Não. Lógico que não. E é só isso que eu questiono. Sempre a culpa é do árbitro. O Palmeiras nunca joga mal, o adversário nunca tem mérito.

Ver entrevista do Caio Júnior depois de um jogo que o Palmeiras perdeu é sempre igual. Se alguém quiser pegar um entrevista de uma derrota anterior, vai ter exatamente o mesmo discurso, não haverá diferença.

O Palmeiras não teve cara de quem está na luta por vaga na Libertadores. Parecia que jogaria por uma mísera vaga na Sul-Americana. Mas isso ninguém fala.

Fala-se, apenas, que o juíz roubou (e sem aspas, pq segundo vc, é um complô contra o Palmeiras). E tbm não entendo onde o Palmeirasé tão importante assim para ser perseguido pelos árbitros o campeonato todo.

Esse assunto já foi bastante debatido, mas sempre volta à tona. Espero que no ano que vem seja diferente realmente, como vc diz... pq se continuar assim será outro ano na fila, com mtos culpados, exceto os que jogam de verde e trabalham no Palestra Itália.

Obede Jr. disse...

Perdeu só por isso, SIM!! Perdeu porque foi prejudicado, porque, se estivesse com o placar a seu favor o time não se perderia, e não iria ficar nervoso como ficou!!

E vc viu alguém do Palmeiras reclamando da arbitragem depois dos jogos contra Juventude e Sport? Lógico que não! Porque, quando é justo, nós sabemos perder!

Agora quando é prejudicado, seja intencionalmente ou não, nós temos que reclamar SIM!! Oras..

Mas vc naum sabe oq eh isso.. seu time nunca é prejudicado, muito pelo contrário, então nem adianta argumentar..

E o Palmeiras é importante sim, terceira maior torcida do País, muitos títulos e único clube que já representou a seleção brasileira!

Mas infelizmente, o futebol não é justo e vive em favor de interesses, e de alguma forma o Palmeiras não faz parte desses interesses..

João de Andrade disse...

Então tá bom! Com esse time vcs serão campeões da Libertadores no próximo ano! Se vc prefere pensar assim...

E meu time nunca foi prejudicado? Só pode ser piada, né. Quem dera o São Paulo fosse tão "dono" do futebol assim, eu não teria passado tanto nervoso qto passei na vida...

Terceira maior torcida? hahahaha... não será a primeira? Porque com o tanto de títulos que tem ganho ultimamente, já é para estar em primeiro...

O fanatismo é cega as pessoas... hahaha

Obede Jr. disse...

Olha você distorcendo minhas palavras por falta de argumentos! Não falei que somos um super time.. falei que fomos sim prejudicados!! E que se não fossêmos, no mínimo sairíamos com um empate do Sul!!

Seu time já foi sim.. como todos os times.. mas esse ano foi mto mais ajudado que prejudicado, não há como negar!!

Eu não tenho dúvidas que temos mais torcedores que o São Paulo.. mesmo porque, 50% da torcida do São Paulo é de simpatizantes!! E mesmo em números totais, somos maiores, tanto em São Paulo como no resto do Brasil.. não é por ter um estádio que cabe mais gente que vocês tem mais torcida!!

Bruno Diniz disse...

"O Flamengo teve a ajuda extra, mas fez o essencial: jogou mta bola. Aproveitou o apoio da torcida, embalou e atropelou todo mundo. Apesar dos auxílios dos tribunais, mereceu a vaga."

Depois de ter q ler uma coisa como essa, vou dizer mais o q???

E quanto a isso: "Terceira maior torcida? hahahaha... não será a primeira? Porque com o tanto de títulos que tem ganho ultimamente, já é para estar em primeiro..."

Só posso dizer uma coisa. Como torcedor lusitano, aprendi que torcer para um time não está diretamente relacionado com conquistar títulos.

Isso é coisa de torcida de modinha, como a do seu time.

A torcida do Corinthians só cresceu com as dificuldades. No sábado estive no Canindé para ver o último jogo da Lusa na Série B. O estádio estava lotado e, por incrível que pareça, a maioria dos torcedores é jovem.

Ou seja, sua tese não é verdade.

Podem inventar batizados tricolores e o que for, mas NUNCA terão uma torcida tão grande ou tão fanática como a do Corinthians, o sonho de vcs.

João de Andrade disse...

Então tá bom. Não falo mais nada!

E digo mais, Makelele e Paulo Sérgio rumo ao título da Libertadores. Se enganem, se preferem...

A torcida da Portuguesa tbm é maior que a do São Paulo.

Mas em uma coisa vc tem razão: tem gente que gosta de sofrer. Os velhos não mudam de time, agora as crianças são levemente condicionadas a torcer para quem ganha.

Mas tbm não vou falar nada. Acreditem no que quiserem. Vcs já têm suas opiniões formadas!

Bruno Diniz disse...

Se as crianças são condicionadas a torcer para time que ganha, me explique o fenômeno da torcida da Portuguesa ter, em sua maioria, jovens e crianças como torcedores.

E olha que não foi nem preciso fazer batizadinho pra convencê-los.

Obede Jr. disse...

Meu time não precisa de torcedores que só torcem pra ele qdo ele vence!!
O amor nasce no sofrimento!! Garanto que 90% esses novos são-paulinos que seguem a onda, assim que o clube enfrentar alguma fila, como é normal, não vão se importar.. porque são torcedores nas vitórias.. aí é fácil!

Se a torcida do SP, em sua grande maioria, fosse feita de Joãos de Andrade.. que torcem mesmo, pq amam o clube, beleza.. mas não é bem assim!! Torcedor de modinha, que só serve pra fazer número, não me interessa e nem deveria interessar qualquer clube grande!

João de Andrade disse...

Eu não defendo a torcida do São Paulo e nem tenho essa intenção. Eu odeio a torcida organizada, o resto dos torcedores não canta e tem uma boa parte, sim, que é de modinha.

Mas quando fazem uma pesquisa de torcida, não fazem a pergunta: "Vc torce mesmo ou é de modinha?". Por isso, a torcida do São Paulo é a terceira maior.

Eu sempre fui contra isso. Não gosto da banalização da torcida e muito menos de virar o time da moda, que sempre foi o Corinthians. Os corintianos é que sempre foram os torcedores apenas de preencher cadastro. E mesmo tirando esses, é a maior torcida de São Paulo.

E não sei pq essa discussão foi parar em torcida. A questão era apenas a mania dos palmeirenses de apoiar-se na arbitragem para explicar derrotas.

Até entendo que seja uma saída,as vcs deveriam ver tbm que o time não jogou nada e não mereceu ganhar. Ser imparcial. O juíz errou realmente, com ou sem intenção, e isso não foi a única causa da derrota. A verdade é que, sem o Valdívia, o Palmeiras vira um Figueirense.

Mas eu vi algo que me deixou mais esperançoso do Palmeiras aprender. Foi a declaração do Caio Júnior: - "Não vou falar mais de arbitragem. Não fizemos um bom jogo e o adversário foi melhor", definiu o treinador.

E a torcida de vcs é a mais fanática. Apoiou o time quando caiu para a Segunda Divisão, apesar de ão ter comparecido na péssima campanha que resultou no rebaixamento. E esse tbm foi um 'momento modinha', já que isso só acontecia pq a Record só falava do Palmeiras, afinal, era quem transmitia os jogos... virou uma babação de ovo sem tamanho!

E se a vontade do sr. Bruno Diniz é comparar as torcidas com a do Corinthians, tão aclamada por ele, a de vcs também fica muuuuuuito abaixo.

Mas torcida não ganha jogo. Até provem o contrário...

Obede Jr. disse...

É lógico que não fazem essa pergunta! Aliás, a pergunta não interessa e sim a verdade por trás da resposta. Quem respondeu São Paulo pode tanto ser um João de Andrade, ou um de modinha!

Agora de torcida, torcida mesmo, a do Palmeiras é a terceira maior, mesmo porque não tem como ser igual aos malucos flamenguistas ou corinthianos!

E o papo era o jogo, e se vc viu o jogo, sabe analisar que no primeiro tempo o Inter começou buscando o jogo, mas o Palmeiras equilibrou e ficou melhor, tanto que saiu na cara do goleiro duas vezes e teve um gol mal anulado. No segundo tempo, o time caiu mesmo, mas a merda tava feita! Num campeonato tão nivelado como o nosso, qualquer interferência no resultado, como sair na frente do placar, altera a história das partidas!

Mas é mais fácil falar que o Palmeiras só chora e que não jogou bem! Quando deixam, o Palmeiras faz um bom papel sim!