quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Pode gritar! São Paulo é Pentacampeão!


A festa foi bonita. O Morumbi, vestido de vermelho, branco e preto, tinha 69.874 torcedores que não paravam de cantar e agitar as bandeiras. Finalmente chegara o dia de comemorar um título que já estava anunciado há tempos.

O adversário, o fraco e já rebaixado América, só queria voltar logo para Natal e não poderia estragar a alegria do maior público pagante do Brasileirão.

No início da partida, o São Paulo estava nervoso. Parecia querer colocar um fim o mais rápido possível naquela história para poder levantar a taça. A afobação era tanta que, na metade do primeiro tempo, o Tricolor bateu dois arremessos laterais ao mesmo tempo. Um com Breno, no campo de defesa, e outro com Leandro, no ataque.

Enquanto, com uma das bolas, o time quase chegou ao gol, com Aloísio, que chutou para fora, com a outra, os jogadores da linha defensiva tocavam de um lado para o outro, despretenciosamente. E nada do juizão Lourival Dias Lima Filho parar o jogo.

Mas o gol, enfim, saiu. Aos 38 da primeira etapa, Hernanes, fez boa jogada e inaugurou o placar no Morumbi. Comemoração no gramado. Vibração nas arquibancadas.

No segundo tempo, não demorou muito para o São Paulo ampliar. Em cruzamento de Jorge Wágner, Miranda - o Quarto Zagueiro da seleção da Banca do Futebol - cabeceou sem chances para o goleiro Sérvulo.

Quando a torcida só pensava em comemorar e gritar olé, Souza cruzou para Dagoberto que cabeceou para selar a vitória e o título do Tricolor. Depois disso, foi só esperar o tempo passar para dar a volta olímpica.

São Paulo Pentacampeão Brasileiro com quatro rodadas de antecedência. Merecido e incontestável.

12 comentários:

Obede Jr. disse...

Que bonito, que alegria, que beleza!
Foi campeão, muito bonito, muito legal! Mas vamos analisar..

O SP, antes do campeonato, era um dos favoritos ao título? SIM.

O SP tem time pra ser campeão com 15 pontos de vantagem? NÃO.

O Brasileirão 2007 está sendo um dos campeonatos mais equilibrados desde que os pontos corridos foram inventados. Com excessão as duas pontas do campeonato. O América muuito atrás, e o SP muito na frente. Só que o América É muito pior do que os outros, já o SP NÃO é muito melhor do que os outros.

E demonstrou isso no final do campeonato e em sua campanha na Sul-Americana.

O que acontece é que o SP, sem dúvidas, foi o time que teve mais erros à favor, além disso, como todos sabemos, sua zaga, com excessão do Miranda, bate, e bate bem, no entanto, arbitragens omissas ajudaram, e sem faltas, sem penaltis e sem impunidade, é fácil tomar só 13 gols em 34 partidas. (O SP tomou 8 gols em 6 partidas da Sul-Americana!)

Por isso que eu digo, não foi merecidíssimo e muito menos incontestável!

João de Andrade Neto disse...

Hahahahahahahaha

Dizem que o Obede é engraçado. E ele é mesmo!

João de Andrade Neto disse...

Na Sul-Americana, o SP jogou com o time reserva. E desde o início era possível perceber que o time queria mesmo era cair fora. O único objetivo era eliminar o Boca Juniors, e conseguiu...

Agora, falar que o Brasileirão não foi merecido é o cúmulo do fanatismo. Quem merecia ser campeão? O Palmeiras? O Cruzeiro? O Botafogo?

O São Paulo é o melhor time disparado. O Santos fica um pouco atrás. O Flamengo merece até uma menção honrosa, pela ótima campanha de recuperação e com a provável vaga na Libertadores.

O São Paulo jogou um campeonato à parte. Venceu Botafogo, Cruzeiro, Santos, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Inter... todos esses times na casa deles. A melhor campanha dentro e fora de casa.

E, se mesmo assim, o título não for merecidíssimo e incontestável, eu paro de analisar futebol e vou torcer também!

Ou vai ver, foi tudo roubado... afinal, o SP tem uma moral com a CBF (mesmo sendo um dos poucos a discordar de muitas decisões do sábio Ricardo Teixeira).

A Teoria da Conspiração continua. E ela é a responsável pelos 8 anos de fila do Palmeiras!

Obede Jr. disse...

Pode rir!

Mas todo são-paulino sabe que seu time não é esse esquadrão que a imprensa pinta!

Mas é a mania de grandeza e arrogância do São Paulo que é errado!
Se acham muuitos melhores que qualquer clube do País, praticamente um clube europeu jogando em terra brasilis..

Mas quem entende o mínimo de futebol sabe que não é bem assim!

O São Paulo come sardinha e arrota caviar! É um clube metido à besta. Como aquele garotinho playboyzinho que compra os amigos para depois desprezá-los, só porque pode!

Obede Jr. disse...

Sr. de Andrade Neto, o Sr. está distorcendo minha análise.

Eu não citei nenhum clube que merece ser campeão no lugar do São Paulo. A questão que levantei é, o São Paulo é mesmo muito melhor que todos os times de cima da tabela?

E eu não acho mesmo. Ganhou de Cruzeiro, Palmeiras, Botafogo e Inter fora.. e sempre de forma duvidosa, penaltis não marcados, gols anulados, expulsões no primeiro tempo, e omissão de juiz.

Assim é fácil se fabricar um campeão. Ajuda-se aqui e ali, e não se permite que o 'único' graande clube do País, ser derrotados por meros clubinhos de esquina. Não! Que absurdo!!

O melhor, o mais grande, tem sempre que ganhar, porque é a imagem lá fora que conta!

Eu não vi nenhum time reserva perdendo pro Milionários na Colombia! Só não estava o Miranda, se isso não é time titular, eu não sei..

Essa história com CBF não existe.. dinheiro muda tudo.. Ainda mais agora com a Copa no Brasil e o Morumbi sendo um dos estádios certos..

Mas é muito mais fácil pra imprensa fechar os olhos para os erros à favor do São Paulo e ir tomar champagne no Jardim Leonor.. é mais fácil falar que o time da moda é o melhor mesmo, do que analisar os fatos..

Mas nem tudo dura pra sempre, vamos ver até quando o suuuper-melhor-time-do-Brasil-disparado vai aguentar!

Bruno Diniz disse...

O futebol é cíclico. Não se ganha sempre. Claro q essa fase não vai ser tão duradoura assim.

Mas, hoje, o SP é o melhor clube do Brasil. Disparado. Como já disse, eu venho falando isso desde quando o time da moda era o fantástico Bostafogo.

E não existe essa teoria da conspiração que o Obede levanta. O SP é o único time que peita a CBF.

Obede Jr. disse...

Sr. Diniz.. o Sr. ficou até 3h da manhã fazendo festa no Cícero Pompeu de Toledo e quer ser imparcial como?

De longa data já se sabe de sua paixão enrustida pelo time do Jardim Leonor..

Paixão que estava um pouco apagada, mas que foi reavivada ontem na 'final' com o lanterna.

Eu, como jornalista e palmeirense, nunca falei que o SP não era um time bom e nem falei que ele não poderia ser campeão. O que eu não suporto é essa tendência irritante de fazer do SP a 7ª maravilha do mundo! Aí qdo alguém fala que a imprensa faz isso, os mesmo jornalistas recuam um pouco e dizem que não é bem assim, mas passa-se 2 minutos e lá vão ele exaltar tuudo que o SP faz.

E essa história de o SP ser o único clube que peita a CBF tbm é coisa criada. Não precisa ser expert em futebol pra saber que ninguém peita a CBF, a CBF não se preocupa com clube algum, é milionária e só quer saber de encher o bolso! Não me venha com essa de colocar o SP como o Salvador dos clubes.. o que luta contra a opressão.. tsc tsc..

João de Andrade Neto disse...

O Cruzeiro de 2003 era pintado de verso e prosa, como melhor time e nem assim conseguiu a diferença de pontos que o São Paulo conseguiu. Quinze pontos de diferença é muita coisa... haja roubo, haja gente querendo ajudar (e não é a CBF, muito menos o Clube dos 13, que o SP sempre peita).

Inventar esse monte de "roubos" igual vc faz, Obede, é omitir-se da realidade. O São Paulo é muito melhor que os outros times.

É melhor não porque joga o melhor futebol do mundo. Mas porque é perfeito naquilo que se propõe a fazer: marcar o campo todo, pressionar saída de bola e tê-la em seu domínio, para que seja trabalhada.

O São Paulo tá longe de ser a oitava maravilha do mundo, mas ninguém bate. Nem o temido Boca Jrs conseguiu eliminá-lo.

Como disse o Bruno, o futebol é cíclico. O Corinthians teve seu tempo de glórias, com uma ótima geração de Marcelinho, Ricardinho, Rincón e Vampeta. O Palmeiras teve a sua, na Era Felipão. O Santos teve Robinho, Diego e os shows de bola.

Agora é a hora do São Paulo. A diferença é que esse tempo de vitórias do São Paulo está durando mais. Acredito que ainda demore um pouco para os outros equilibrarem as coisas... mas estão no caminho certo... Cruzeiro, Santos, Inter, Grêmio, Palmeiras... até os cariocas!

E acho, também, que toda essa sua birra com o São Paulo é, na verdade, um trauma. É uma sequência de derrotas e de eliminações (na Libertadores). Isso é doído. Eu sei bem, porque até hoje os são-paulinos comemoram o atual estado do Corinthians porque sim, sofremos muito com as derrotas seguidas para eles!

Bruno Diniz disse...

Sr. de Andrade,

Vossa Excelência estava indo bem até dizer:
"Eu sei bem, porque até hoje os são-paulinos comemoram o atual estado do Corinthians porque sim, sofremos muito com as derrotas seguidas para eles!"

Sr. de Andrade... isso não é verdade! O são-paulino pensa tanto no Corinthians, pois é um corintiano enrustido! Gostaria de despertar a paixão que o Corinthians desperta e ter uma torcida igual a deles. E mais, quer criar uma rivalidade onde não tem, porque, em São Paulo, rivalidade mesmo só entre Porcos e Gambás. Bambis e Lambaris são apenas coadjuvantes.

No mais, concordo com Vossa Excelência. Hoje em dia costumamos dizer que nos campeonatos europeus só dois ou três clubes brigam pelo título e que no Brasil a competição é beeem mais difícil.

Até hoje essa era uma verdade. Mas, daqui uns anos, isso vai acabar. Com os pontos corridos, apenas duas ou três equipes vão estar sempre disputando o título. E o São Paulo, atualmente, está no topo dessa pirâmide.

Obede Jr. disse...

Vamos lá.. hehe

Em primeiro lugar, não há trauma algum, muito menos com o seu time, que nem maior rival nosso é.

Em segundo lugar, o Cruzeiro de 2003 sim era um puta time e não abriu tanta vantagem porque tinha outro excelente time na sua cola.

E não importa que sejam 15 pontos, isso só agrava a situação. O campeonato é parelho, disputado, o São Paulo é favorecido e por isso não perdeu pontos que os outros times perderam. Por isso a vantagem! E não invento nada, são erros que aconteceram sim e sempre à favor do seu time.

E você acha que CBF ou Clube dos 13 vão ajudar alguém? Primeiro que a CBF tá poco se fudendo pro Brasileiro, segundo que o Clube dos 13 não serve pra nada, nem pra defender clube das asneiras da CBF. Quem faz o quer nesse campeonato são os empresários de jogadores, gente que tem máfia.

E eu tbm concordo com a cíclica do futebol, ela existe mesmo e é natural. O que não concordo, como cansei de dizer, é que o São Paulo não é tudo isso que pintam! Se ninguém bate porque o Milionários bateu? Por que o pior time da história do Corinthians bateu?

O problema é que o Sr. e o Sr. Diniz acham que eu dou essa opinião porque quero diminuir o São Paulo, dizer que o time é ruim, sendo que eu nem acho isso, acho um time bom e que sempre entrará como favoritos na competição. Mas não é nunca o único favorito!

Camis disse...

Belo post, nem parece que foi escrito por um palmeirense...
E nem li os comentários do Obede, porque ele é mto meu amigo, eu o amo mto e fico envergonhada por ele qdo ele dá uma de invejoso desse jeito... hehe

Beijos!

Bruno Diniz disse...

Essa história de palmeirense é coisa do passado. Sou Jornalismo Futebol Clube e Associação Portuguesa de Desportos.

E é preciso parabenizar mesmo quando a coisa é merecida. Não tem essa de ver teorias da conspiração, como faz nosso glorioso Obede.